Notícias
Solsef
Olhares sobre África III | Conta-contos do 17 de novembro
Ontem, domingo 17, decorreu o primeiro dos conta-contos para crianças que a Solsef está a organizar no âmbito da atividade "Olhares sobre África´s III”. 

Perto de 15 crianças começaram a chegar, pelas 15h30, ao Palácio Baldaya. Algumas delas entraram na sala com alguma vergonha inicial, mas a Raquel Silva, voluntária da Solsef e dinamizadora da iniciativa, já tinha preparados uns jogos para as ajudarem a quebrarem o gelo. 



As crianças durante os jogos do início


Após os meninos e meninas se conhecerem melhor, começaram uma viagem sensorial que os transportou até Contuboel mediante o uso da sua imaginação. De olhos fechados, as crianças ouviam a descrição da vila que a Raquel lhes ia narrando. Como reforço, as suas palavras foram acompanhadas com sons gravados, o som de pau de chuva ou sopros de ar, de forma a que conseguissem criar uma imagem mental do local onde iria decorrer a história do conta-contos. 

Também a Raquel apresentou os protagonistas da narração tradicional guineense "A lebre, a hiena e o visco”, assim como alguns elementos próprios dessa cultura, presentes na história mas desconhecidos cá em Portugal, como a gamboa, que é uma rede de pesca tradicional. Pequenos e pais, que os acompanharam durante a atividade, aprenderam muitas coisas sobre a Guiné-Bissau através do conto, mas também uma moral: que a mentira tem perna curta e não devemos mentir, muito menos aos amigos.


Os participantes ficaram muito atentos durante a narração da Raquel Silva


Para finalizar, crianças e maiores juntaram esforços e criatividade para fazerem um origami em forma de peixe. 


Também houve uma atividade de origami


O próximo conta-contos acontecerá no próximo domingo dia 24, também pelas 15h30, no Palácio Baldaya. Tal como neste, também haverá várias dinâmicas para motivar a participação das crianças, e para explorar outras realidades e outras formas de olhar para o mundo.

Esta ação realiza-se no âmbito da exposição de fotojornalismo "Olhares sobre África’s III”, que mostra o convívio intercultural em Contuboel, através do olhar do fotógrafo David Cardoso, e que decorre no Salão Nobre do Palácio Baldaya de 2 a 30 de novembro.

Esta iniciativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global é desenvolvida pela Solsef com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., na formação dos voluntários; da Associação Cozinheiros Profissionais Portugal, que contribuiu com o catering para a inauguração; e do Palácio Baldaya, que cede o espaço.



Local de acolhimento:




Com o apoio de:

  
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt