Notícias
Solsef
Capacitação Pedagógica | Novos paneis solares

Novos paneis solares na Escola Missionária São Francisco Xavier


A Escola Missionária São Francisco Xavier, em Bafatá (Guiné-Bissau) conta, desde esta semana, com novos paneis solares instalados ao abrigo do projeto Capacitação Pedagógica, da Sol sem Fronteiras em parceria com a Cáritas de Bafatá e com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P.

A instalação destes paneis solares é muito importante, uma vez que irá garantir o subministro contínuo de eletricidade para a escola desde uma dupla ótica de sustentabilidade. Por um lado, permitirá manter os custos com eletricidade baixos, sem se tornar num peso acrescido para o orçamento do centro educativo. Por outro lado, também será possível produzir energia limpa e amiga do ambiente.


Paneis Solares do Capacitação Pedagógico
Instalação dos paneis solares


Aposta na energia solar para democratizar o acesso à energia elétrica

Esta atividade do projeto Capacitação Pedagógica vai ao encontro de outras iniciativas a decorrer na Guiné-Bissau em matéria de energia, que apostam na energia solar para expandir a rede elétrica num país no que o acesso à rede elétrica ainda não está garantida, sobretudo em zonas rurais. No caso das escolas, o subministro elétrico é uma evidente mais valia, já que permite aceder a novos recursos e dados através do uso de computadores e da internet ou mesmo melhorar as condições de iluminação das próprias salas de aulas.

A instalação dos paneis solares são apenas uma das atividades do projeto Capacitação Pedagógica.

A Escola Comunitária São Francisco Xavier é uma das três escolas, junto com o Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus e com o Liceu Leopoldo Pastori, abrangidas pelo projeto Capacitação Pedagógica, cujo objetivo é melhorar a gestão pedagógica destes três centros escolares. Para isso, estão já a ser construídas algumas infraestruturas e também se irão implementar cursos de formação para o corpo docente e a a direção (em parceria com o CFAE-CENTRO OESTE na acreditação das formações e a Associação Ser Mais Valia no envio de professores voluntários) e, ainda, medidas de proteção contra a Covid-19.

Ficamos muito felizes de ver o quão rápido, e bem, avança este projeto. Muito obrigado a quem contribui e contribuiu para torna-lo real!

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt