Notícias
Solsef
Centro Social Crescemos Juntos | Atividades pós projeto

O projeto Centro Social "Jakakuaa Oñondive - Crescemos Juntos” foi o primeiro projeto da Sol sem Fronteiras fora do mundo lusófono. Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020 trabalhámos no Bairro de "El Reducto”, em "San Lorenzo” (Paraguai) - em parceria com os Missionários do Espírito Santo e graças ao apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana - para construir e equipar um Centro Social que servisse como espaço de integração para as pessoas em risco de exclusão social do bairro.


Meses depois da intervenção da Solsef estamos a comprovar como o projeto continua a sua caminhada e como o Centro Social está a ser uma ferramenta muito útil para favorecer a inclusão dos mais vulneráveis da comunidade. Apostar na formação foi, desde o início do projeto, uma das estratégias para lutar contra o desemprego na comunidade. Por isso no atual contexto de pandemia o alpendre exterior, construído ao abrigo do projeto, tem sido imprescindível para poder continuar a implementar as formações mais numerosas em segurança, com o devido distanciamento e ventilação entre os alunos.


Centro Social Jakakuaa Oñondive - Crescemos Juntos

Curso de Padaria e Pastelaria no Alpendre Exterior


Nesse sentido, são várias as formações que os responsáveis do centro social têm programado nos últimos meses. Nomeadamente de Manicure e Pedicure, de Eletricidade, de Uso de Máquinas Industriais de Costura e de Padaria e Pastelaria.


Para além das formações, também estão a decorrer outras iniciativas de encontro e partilha de experiências, como por exemplo o "Club de Madres”. Esta atividade começará no próximo domingo 14 de março e abordará, durante cinco encontros, diferentes tópicos desde a fisiologia da gravidez até à estimulação precoce dos bebés, com o acompanhamento de uma médica ginecologista.


Ficamos muito agradecidos aos responsáveis do Centro Social pelo bom trabalho que estão a realizar no Centro Social. Um muito obrigado também à Família Espiritana, que conseguiu, através das Campanhas de Solidariedade, fazer possível este projeto. E um muito obrigado ao Pe. José Costa, responsável pelo projeto em terreno.


aqui a galeria do projeto

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt