Notícias
Solsef
Centro Social Crescemos Juntos | Fim do projeto
O projeto Centro Social "Jakakuaa Oñondive - Crescemos Juntos”, no bairro de "El Reducto”, em "San Lorenzo” (Paraguai) foi o primeiro salto da Sol sem Fronteiras fora do mundo lusófono. Um grande desafio lançado pela Paróquia "Virgen del Rosário”, com um padre espiritano português à frente, o Pe. José Costa, que pretendia criar um espaço de integração para as pessoas em risco de exclusão social do bairro.

Desde janeiro de 2019 que a Sol sem Fronteiras, em parceria com os Missionários do Espírito Santo e graças ao apoio das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana, está a implementar este projeto na paróquia. 

Jakakkua Oñondive - Crescemos Juntos. Atelier de Costura Jakakkua Oñondive - Crescemos Juntos. Padaria
Os novos equipamentos a serem usados

No âmbito deste projeto foram construídos o edifício do Centro Social e o alpendre exterior para a celebração de atividades ao ar livre. Além disso foi também programada, em colaboração com a pastoral social da Paróquia, a oferta formativa do centro, realizada com o intuito de capacitar os seus utentes para combater o desemprego e contribuir para a subsistência de muitas famílias do bairro. Finalmente também se contemplou a aquisição de equipamentos para dotar o centro social das infraestruturas necessárias para uma maior profissionalização das formações.

A chegada, na passada semana, dos últimos equipamentos, de costura e padaria, marca o fim da intervenção da Sol sem Fronteiras no Centro Social "Jakakkua Oñondive – Crescemos Juntos”. Com estas aquisições o centro dispõe desde agora de duas salas equipadas com o todo o material necessário para realizar formações teórico-práticas que contribuirão para a capacitação dos habitantes do bairro, com especial atenção às mulheres. Nomeadamente, uma padaria com forno, máquina amassadora, varinha mágica e máquina para fazer gelados, entre outros, e um atelier de costura com três máquinas industriais.  

Queremos muito agradecer a solidariedade da Família Espiritana, que conseguiu, através das Campanhas de Solidariedade, fazer possível este projeto. E um muito obrigado ao Pe. José Costa, responsável pelo projeto em terreno, e às responsáveis pela pastoral social. Concluímos o projeto com a certeza de que o Centro Social "Jakakkua Oñondive – Crescemos Juntos” não poderia ficar em melhores mãos.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt