Notícias
Solsef
Emo(can)ção | Primeira sessão presencial na Associação Paços 2000

Primeira sessão presencial do projeto "Emo(can)ção”


Alinhado com o Plano de Desconfinamento, o projeto Emo(can)ção está a começar a apostar no formato presencial e, por isso, na passada quarta-feira, rumámos até Paços de Ferreira para desenvolver a primeira sessão presencial do projeto com os jovens da Associação Paços 2000.

"Melodia para a empatia - prevenção do bullying” foi o tema tratado com este grupo, com cerca de 20 adolescentes. Durante a sessão, a Rita Redshoes - artista, formada em psicologia e dinamizadora destas sessões - desenvolveu diferentes atividades com os jovens, usando a música como veículo para a promoção de atitudes mais compreensivas com o estado emocional dos outros.

Projeto Emo(can)ção - Associação Paços 2000 Projeto Emo(can)ção - Associação Paços 2000
Diferentes momentos da sessão com os adolescentes da Associação Paços 2000


O projeto tem sessões presenciais e sessões online


O contexto pandémico obrigou à adaptação das sessões do projeto Emo(can)ção para o entorno online, que têm corrido muito bem durante a fase mais estrita do confinamento. Não obstante, estar junto dos jovens presencialmente demonstra ser uma mais valia na hora de abordarmos e tratarmos a saúde emocional, uma vez que o contato, mesmo que só seja visual, ajuda a criar laços de confiança e, portanto, a tornar as sessões mais participativas. 

Cientes de que, cada vez mais, falar e tratar da saúde mental é importante, a Sol sem Fronteiras está a executar o projeto "Emo(can)ção”, em nome do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude I.P. (IPDJ, I.P), no âmbito do dispositivo 2.2 do Programa Cuida-te +. A Rita Redshoes irá acompanhar-nos, para dinamizar as sessões, nesta viagem desde o Alto Minho até ao Algarve na qual visitaremos diferentes grupos de jovens em Estabelecimentos de Ensino, Associações e IPSS. 

Só nos resta agradecer a todas as instituições que se inscreveram, ao IPDJ, I.P. pela oportunidade e à Rita Redshoes pela sua disponibilidade e profissionalismo.
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt