Notícias
Solsef
Projeto EmpoderArte | Aulas de português

Projeto EmpoderArte inclui aulas de português


A Nastiho e o Adan, dois dos jovens do projeto EmpoderArte, começaram a receber aulas de português, implementadas em regime de voluntariado por duas voluntárias de longa data da Sol sem Fronteiras, a Professora Ilda Marques e a Inês Marques.

As aulas, que decorrem nas segundas e nas quartas-feiras em horário pós-laboral, estão a ser acolhidas com grande entusiasmo por parte dos alunos. A língua materna da Nastiho e do Adan é o Somali, que procede da família das línguas línguas afro-asiáticas e que, portanto, é muito diferente do português. Cientes de que aprender a comunicar-se na nossa língua é um dos passos importantes a dar na caminhada para a sua total integração em Portugal, ambos os jovens estão a tentar tirar o melhor aproveitamento possível das aulas.

Aulas de português do projeto Empoderarte - Solsef Aulas de português do projeto Empoderarte - Solsef
A professora Ilda e a Inês com a Nastiho e o Adan durante as aulas

O projeto EmpoderArte


O projeto EmpoderArte, financiado pelo financiado pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. no âmbito da medida Emprego Jovem, é o primeiro projeto realizado no mais recente eixo de atuação da Sol sem Fronteiras: a Inclusão. Esta ação está focada na integração laboral dos dois jovens, graças à formação em contexto de trabalho na área da costura, onde contam com a ajuda da Mariana Cihan, que os orienta durante esta aprendizagem. Mas a Inclusão é um processo abrangente, uma vez que assenta sobre diferentes fatores. Assim, dever ser contemplado em duas dimensões: o que estes jovens podem fazer e aprender para se incluir e o que é que o "lugar da inclusão”, neste caso a Solsef, faz para os incluir. Do nosso lado queremos dar o nosso melhor, criando as condições para que este seja um caso de sucesso.

Queremos muito agradecer a ajuda da Professora Ilda, que continua a doar o seu tempo e a sua experiência de quase 40 anos no ensino, apesar das dificuldades que este tempo de pandemia nos trouxe. E um muito obrigado também à Inês, que com o seu entusiasmo consegue transmitir tão bem aos alunos não só conhecimentos de português, mas outros aspetos sobre a cultura portuguesa.

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt