Notícias
Solsef
Encontro do VME em Fátima

Nos passados dias 30 e 31 de março, a equipa de Voluntariado Missionário Espiritano (VME) esteve em retiro com os jovens que estão no caminho de formação de voluntariado de longa duração.



A equipa durante o encontro


Em Fátima, os voluntários puderam receber formação, assim como partilhar as suas dúvidas e receios de partir em missão. Iniciaram este fim-de-semana com um momento de oração e reflexão, seguindo-se de um momento de formação com a irmã Glória que colocou os voluntários a refletirem na presença que Jesus tem em cada um.


Na tarde de sábado, tanto os voluntários como a equipa de VME foram convidados a fazer um itinerário pelos Valinhos e, sob os pensamentos de Liberman, puderam refletir sobre a sua própria caminhada de fé e de missão.


No fim da tarde, os membros da equipa, João Fernandes, Sandra, Ernestina, Jessica e o Padre Victor fizeram uma partilha sobre o Voluntariado Missionário, contando episódios das suas próprias aventuras missionárias, onde realçaram que ser missionário é ir para o desconhecido, mas sempre preparados para arregaçar mangas e colaborar com a comunidade que os recebe. A Jessica, membro da direção social da Sol sem Fronteiras, deu também a conhecer a perspetiva da Solsef no campo do voluntarido internacional, mostrando que os voluntários que partem em longa duração também podem ser agentes de cooperação, colaborando com o seu olhar em campo para levantamento de necessidades para um possível projeto de cooperação que a associação possa desenvolver.


O grupo terminou o dia junto de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, onde puderam rezar e agradecer pelo dia de retiro.


No domingo de manhã,a Irmã Glória trouxe uma reflexão sobre a Doutrina Missionária de Liberman, em que os voluntários puderam conhecer um pouco mais sobre os ideais missionários espiritanos e a fonte de inspiração dos Espiritanos. A manhã terminou com um tempo pessoal para os voluntários, seguindo-se ao almoço e, por conseguinte deu-se por concluído o retiro.


A equipa de voluntariado missionário espiritano, neste momento, é composta pela Irmã Glória Lopes, João Cláudio Fernandes, Sandra Simões, Ernestina Falcão, Cátia Asseiro, Padre Victor Silva e Jessica Sousa.

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt