Notícias
Solsef
Formação de Voluntários Solsef Sul

No sábado passado, dia 25 de julho de 2015, houve uma nova formação para os voluntários de Sol sem Fronteiras, no Sul, em S. Domingos de Rana, onde foram exploradas temáticas como a cooperação internacional para o desenvolvimento, a educação para o desenvolvimento e o voluntariado para a cooperação.


Durante este dia, promoveu-se a relação entre Solsef e os seus voluntários através do debate e da partilha, ligados às várias temáticas que se prendem com a nossa ONGD.


Durante o período da manhã, a coordenadora de Projetos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Inês Souta, começou por falar aos vários sócios e voluntários presentes sobre este eixo de cooperação, refletindo sobre a realidade a nível mundial, nacional e o papel que Sol Sem Fronteiras desempenha nesta área.


Debateu-se também a questão da alteração dos Objetivos do Milénio, uma vez que estes estavam projetados apenas até 2015. A partir desta data, estão projetados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um novo conjunto de objetivos que ainda não estão completamente estabelecidos mas que deverão ser mais inclusivos.


Também o voluntariado foi um tema em cima da mesa, tendo-se tratado, entre outras questões, da melhor forma de envolver novos voluntários, incluindo outros sócios e antigos participantes no Projeto Ponte (voluntariado de curta duração).

 

Da parte da tarde, Dora Esteves Saraiva, responsável pelo eixo de atuação de Educação para o Desenvolvimento desenvolveu uma atividade com os voluntários presentes – o exercício passou por ligar a realidade da Educação para o Desenvolvimento para a imagem de uma árvore, decidindo o que está na origem – equivalente às raízes e o que está na nossa meta – equivalente aos ramos. 

Concluiu-se que ainda há muito para fazer nesta área e os próprios voluntários compreenderam melhor esta temática.



                                                  

                                     Exemplo do exercício relativo a Educação para o Desenvolvimento


   

Por fim fez-se um ponto de situação acerca dos Projetos de Cooperação atuais – explicou-se o que já foi conseguido e aquilo que ainda falta conseguir.

 


Promover a formação dos voluntários é essencial para Sol sem Fronteiras pois são estas pessoas, mais de 50, provenientes de diversas áreas e regiões, que contribuem ativamente, através do seu trabalho em Solsef e do seu testemunho de agentes multiplicadores das temáticas do desenvolvimento, para que possamos fazer com que o Sol nasça para todos!


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt