Notícias
Solsef
Nutrição e Gestão da Horta Escolar
Formação de sucesso!

Juntos estamos a Edificar a Educação em Calequisse, na Guiné-Bissau. Até ao dia 19 de fevereiro a nossa técnica de projetos, Libertad Jiménez, esteve no terreno para o acompanhamento devido às construções e formações já iniciadas.


Libertad Jiménez e Irmã Madalena em reunião com comunidade de Bajob


Libertad Jiménez e Irmã Madalena em Reunião com comunidade de Bajob



1º dia de formação em Bajob


1º dia de Formação em Nutrição e Gestão da Horta Escolar na Escola S. José de Bajob



 

Até ao momento, as formações já foram iniciadas com as quatro comunidades escolares (Bajob, Batau, Bariapinde e Mata de Ucó) e adesão das mulheres que se querem instruir e verdadeiramente ajudar a cuidar das hortas, tem sido cada vez maior.






Formação com a comunidade da Escola Primária de Batau





 

Em Batau, são mais de 60 a senhoras que assiduamente participam nas formações de Nutrição e Gestão da Horta Escolar


Há empenho, há vontade e há a força em lutar pelo desenvolvimento local, por refeições mais nutridas e completas para as crianças de Calequisse, e as mamãs são a personificação desta força que realmente procura mudança. A grande parte dos formandos são mulheres, mães das crianças que frequentam as escolas, e que estão comprometidas com a Solsef e com as Irmãs Espiritanas de Betenta em responsabilizarem-se pelas suas hortas e juntas, darem o melhor possível aos seus filhos.





 

O empenho e a atenção são visíveis nestas mamãs




 

Sementes para aplicação em contexto prático


 

 

Além das formações, as construções e obras também têm lugar: Bariapinde foi a primeira escola a ser apoiada, já com os muros da cozinha erigidos e as fundações do refeitório feitas.


 


 

Cozinha e despensa da Escola Primária de Bariapinde


 



 

Preparação para as fundações do refeitório


 

Com o empenho e participação das comunidades, o projeto arrancou e avança a olhos vistos. Esta visita permitiu também perceber outras necessidades que são visíveis no dia-a-dia das pessoas e procurar desenhar possíveis linhas de futuro, para que estas comunidades tenham melhores oportunidades de sustentabilidade e crescimento digno.


Ainda está a tempo de apoiar o projeto para equipar a cozinha e o refeitório, reforçar os materiais escolares ou construir a zona recreativa através da campanha solidária Presentes sem Fronteiras! 


 


 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt