Notícias
Solsef
Missionários do México contribuem para o Sol Nascer para Todos

Depois dos primeiros contactos no final do ano de 1970, os Espiritanos chegaram ao México em 1971, tendo-se fixado na Diocese de Ciudad Valles, em plena Huasteca Potosina.


Esta Diocese, criada em 1960, tinha então muito poucos padres e muitas paróquias abandonadas. Particularmente as mais pobres e interiores, de forte identidade indígena e pertencentes maioritariamente aos grupos étnicos Náhuatl e Tének. Foram então confiadas aos Espiritanos as paróquias de Santa Ana (Tanlajás), Santo António (San Antonio) e Nª Sª de Guadalupe (Pujal), que ainda estão ao cuidado deles.


Depois foram tomando outros compromissos. Chegaram à Cidade do México em 2003, com a finalidade de instalar ali a Casa Libermann, casa de formação dos candidatos à vida espiritana. Também tomaram a seu cargo a Reitoria de Nª Sª de Guadalupe, que ainda se mantém.


A primeira equipa missionária foi composta pelos padres George Reardon e Charles Coffey, dos Estados Unidos; e Patrick Tousend, de Irlanda.


Atualmente, com a chegada prevista de mais dois elementos, serão dezassete espiritanos de oito nacionalidades, tendo ao seu cuidado um total de oito paróquias e uma reitoria.




O Pe. Jõao David Coelho com jovens músicos



Entre as prioridades do Grupo, está a da atenção pastoral às pessoas em risco de exclusão social: os indígenas, os camponeses e os trabalhadores. Os Missionários manifestam um grande respeito pela cultura própria destes povos, pois só compreendendo é que podem encontrar a melhor maneira para se integrarem e servirem pastoralmente estas comunidades.


Além do serviço pastoral, também assumem postos de liderança local, já que dinamizam muitas atividades, tais como reuniões de coordenação, celebrações ou grupos de canto e música, entre outras.


A necessidade de apoio aos doentes com menos recursos deu lugar a uma das iniciativas mais importantes, uma obra chamada "Talleres del Espíritu Santo” (em Ciudad Madero / Tampico). Foi iniciada pelo P. Christian, que mobilizou amigos e instituições em França e Portugal, para lançar-se na aventura de uma fábrica de velas. Com trabalho voluntário dos familiares dos doentes fabricavam velas. O dinheiro atingido com a sua venda era repartido entre quem mais precisava.


Outro dos projetos desenvolvidos é uma purificadora de água, na paróquia de Tanlajás, que se distribui posteriormente por toda a região. Esta purificadora de água é a solução para muitos dos problemas sanitários, mas também supõe uma fonte de financiamento que repercute de forma positiva na comunidade e na sustentabilidade da Missão.


Estas iniciativas abrangem uma população que anda pelos 10 mil habitantes, sendo cerca de metade com menos de 25 anos.



As paróquias confiadas atualmente aos Espiritanos são as seguintes:


Diocese de Ciudad Valles:


Santa Ana, em Tanlajás

Santo Antonio, en San Antonio.

Nª Sª de Guadalupe, en Pujal

São João Baptista, en Coxcatlan



O maior número de paróquias entregues aos Espiritanos está na Diocese de Ciudad Valles




Diocese de Tuxpan:

São João Batista, em Pantepec, estado de Puebla


Diocese de Tampico

São David Roldan Lara


Diocese de Cuernavaca:

Nª Sª do Carmo


Arquidiocese de de Mexico

Santa Vera Cruz

Reitoria de Nª Sª de Guadalupe – La Cascada



Presença Espiritana no México

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt