Notícias
Solsef
Missionários de Aranda contribuem para o Sol Nascer para Todos

A presença espiritana em Espanha foi feita de um modo progressivo, com pequenos passos que, pouco a pouco, levaram à fundação da Província Espanhola.


O estabelecimento da Congregação dos Missionários do Espírito Santo em Espanha só se realizou em 1951. Em 1969, o grupo de Espanha ganhou força e começou a caminhar de uma forma independente como província.





A missão de Aranda, que na verdade estava situada nos arredores, numa localidade chamada Castrillo de la Vega, foi inaugurada em 1973. Inicialmente era o noviciado da província espanhola, onde os jovens, que estavam em formação, se preparavam para receber a sua primeira consagração religiosa. A primeira comunidade era constituída pelo Padre Victor Cabezas (mestre de noviços), pelo Padre Ovildo (o vice mestre) e por 12 noviços.


Em 1989, a missão de Aranda acolheu uma casa de recuperação de toxicodepentes, que tinha como missão acompanhar e reabilitar pessoas em situação de dependência de drogas. Neste projeto trabalhavam os missionários e alguns voluntários. Porém, o mesmo acabou por terminar, porque não era possível suportá-lo financeiramente.


Em 2016, os espiritanos deixaram a casa da congregação em Aranda, que foi cedida temporariamente à Diocese de Burgos através de um contrato. Fruto desta cedência, a casa foi transformada num albergue. Assim sendo, a Congregação ficou responsável pela pastoral em duas paróquias da cidade de Aranda de Duero: São Pedro Regaldo e Patriarca São José.


Atualmente, a Comunidade é composta por 5 confrades cujas nacionalidades são: espanhola, portuguesa, polaca, nigeriana e camaronesa. O superior da missão é o Padre Thomas Songo e os espiritanos têm a seu cargo a pastoral de 8 paróquias em Aranda e arredores. Além das paróquias, a comunidade de Aranda colabora na comissão da catequese e da juventude de Aranda (com o Padre António Mosso e o Padre Michael Ebiefung), na comissão de Cáritas (com Padre Mietek), na pastoral de imigrantes de Aranda (com os Padres Victor Cabezas e Mietek) e na comissão de Missões Ad Gentes de Aranda (com os Padres António Mosso e Victor Cabezas).







O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt