Notícias
Solsef
Combonianos de Carapira contribuem para o Sol Nascer para Todos

A Missão de Carapira fica no distrito de Monapo (a norte de Moçambique) e foi fundada em 1948 por Pe. Nanetti e o Irmão Baggioli.



Irmãs Comboianas de Carapira  


Em 1964, as Irmãs Giancarla, Cristófora e Giannadele chegaram à missão, resultado de um levantamento de necessidades feito pelo Pe. Giuseppe Zambonardi, fundador das missões Combonianas em Moçambique, que concluiu o quanto seria benéfico para as meninas e mulheres da comunidade o contacto com Irmãs.


Atualmente a missão de Carapira é formada por três Irmãs, um Irmão, dois Padres e duas Leigas que juntos trabalham para apoiar 92 comunidades. Seguindo a natureza da Congregação, esta equipa missionária, para além da pastoral, trabalha nas áreas da saúde e educação e apoia a comunidade de forma a defender a justiça e a paz.


Na saúde desenvolve ações de medicina alternativa, para prevenir e curar algumas doenças, e também faz o acompanhamento de doentes ao domicílio, nomeadamente de portadores de deficiências físicas e mentais.


Na educação, a missão de Carapira incluí uma escola comunitária profissional na área da economia e gestão. Uma escola feminina que se localiza em Nacala e que este ano contou com 352 alunas. Também incluí um instituto técnico-industrial de mecânica automóvel e serralharia automóvel com 140 alunos, 13 dos quais são raparigas. Acrescenta-se, ainda, os lares até à 7ªclasse que acolhem as meninas e fomentam a continuidade do percurso escolar.


Já na parte social, a equipa missionária tem ajudado a reconstruir e a melhorar as casas das famílias em risco de exclusão social e acompanha-as diariamente, contribuindo com o que é possível. 


Na pastoral é feito o acompanhamento religioso das comunidades, administrados os sacramentos e realizados encontros de formação e assembleias para padres e religiosos da Diocese.


Ao longo de 70 anos de dedicação, os missionários e missionárias de Carapira continuam com entusiasmo e empenho a dedicar-se à comunidade e a todos os visitantes, sendo um exemplo de cooperação para o desenvolvimento sustentável.





O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt