Notícias
Solsef
As Irmãs Teresinhas fazem o Sol Nascer para Todos

A Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus (CSTMJ) tem presença no Brasil e na Guiné-Bissau, contando com mais de 70 religiosas. Conhecidas como as "Irmãs Teresinhas”, as comunidades da CSTMJ têm como objetivo e missão o apoio aos mais pobres e necessitados, independentemente de credos ou crenças.


A congregação foi fundada no Brasil, em 1947 e, desde então, tem trabalhado na Pastoral, na Saúde, na Educação e na Promoção da Mulher, estando responsável por diversas creches, escolas e centros sociais em Alagoas, Bahia, Piauí, Ceará e Sergipe.


Em 2002, as Irmãs Teresinhas chegaram à Guiné-Bissau, mais especificamente a Contuboel (Bafatá). Para além das atividades desenvolvidas na e com a comunidade, a Irmã Ana Lúcia dos Santos pertence à Comissão de Educação e Ensino da Diocese de Bafatá.



Irmã Ana Lucía com os alunos do Centro Educacional Irmã Valdelícia


Em Contuboel, na área da Educação, a Irmã Ana Lucía está encarregue da gestão do Centro Educacional Irmã Valdelícia (CEIV). Uma escola privada que aposta numa educação de qualidade, tentando suprimir as desigualdades de género no acesso à Educação Básica e tentando integrar os alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de aula.


É nesta escola multicultural que a Sol sem Fronteiras irá desenvolver um projeto de Cooperação para o Desenvolvimento denominado: "Aprendizagem Inclusiva”.


A equipa da missão católica de Contuboel é também constituída pelas Irmãs Maria Cíara e Maria de Jesus que, para além da Pastoral, focam-se na Atenção Primária da Saúde.


A Irmã Maria Cíara coordena o Centro de Saúde de Contuboel. O centro conta com 6 enfermeiros (3 mulheres e 3 homens) que acompanham mulheres grávidas e mais de 100 crianças, com a finalidade de prevenir a subnutrição e a mortalidade infantis.


Já a Irmã Maria de Jesus está encarregue do Programa de Medicina Natural que faz pedagogia sobre o valor das plantas curativas, integrando as mulheres na produção de xaropes e pomadas medicinais aplicáveis a diversas doenças (paludismo, febre tifóide, anemia, entre outras).


São estas atividades desenvolvidas que fazem da Congregação um exemplo de promoção do ser humano.





O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt