Notícias
Solsef
Missionários de Gabú contribuem para o Sol Nascer para Todos

A Missão Católica de Gabú foi fundada em 2004 e conta desde o início com a presença dos Missionários do Espírito Santo. O pároco, Pe. Daniel Boubane, conta com as Irmãs Clarissas do Santíssimo Sacramento e com um grupo da comunidade Nova Aliança na sua equipa missionária.


Gabú é uma cidade do leste da Guiné-Bissau, que faz fronteira com a Guiné-Conacri e se situa a cerca de 300km da capital (Bissau), tendo uma população total estimada de 50.500 habitantes.




Padre Daniel com as crianças da tabanca de Sonaco
onde vai ter um jardim de infância




As Irmãs Clarissas do Santíssimo Sacramento são responsáveis por dois espaços com importante impacto na saúde materna e infantil: a "Casa das Mães” e o "Centro de Reabilitação Nutricional”, ambos localizados junto ao Hospital Regional de Gabú.



A "Casa das Mães” é um espaço onde as grávidas, com risco de aborto ou de complicações para a mãe ou para o bebé em gestação, podem ter acompanhamento nutricional e de enfermagem e, ainda, o repouso necessário, que geralmente não é possível nas tabancas de procedência. Na "Casa das Mães” as grávidas podem permanecer desde o momento de risco até ao nascimento dos seus filhos, permitindo que os bebés nasçam com maior segurança.



O "Centro de Reabilitação Nutricional” tem o objetivo de reduzir a desnutrição infantil, permitindo que as crianças, até aos 5 anos, permaneçam no centro juntamente com as suas mães. A estadia no Centro permite a monitorização diária do estado nutricional e também a alimentação e suplementação adequada ao estado de cada criança e outros cuidados de enfermagem.




A Missão Católica de Gabú preocupa-se também com a educação, tendo 2 jardins de infância. Na periferia de Gabú, encontra-se o primeiro jardim-de-infância, sob a responsabilidade da comunidade Nova Aliança. No entanto, a equipa missionária leva também a educação às tabancas mais distante, exemplo disso é a tabanca de Pirada (a cerca de 40km de Gabú) onde se encontra em funcionamento mais um jardim de infância que tem planeada a sua ampliação. Já em fase final de preparação está também o jardim de infância na tabanca de Sonaco (também a cerca de 40km de Gabú mas na direção oposta) que iniciará com cerca de 20 crianças no próximo ano letivo. Assim sendo, os dois jardins de infância em funcionamento beneficiam cerca de 100 crianças.

 



O trabalho pastoral tem especial importância numa comunidade onde a religião muçulmana tem grande expressão. Assim, o Pe. Daniel trabalha afincadamente na pastoral, através de um diálogo inter-religioso, chegando a todas as tabancas num raio de ação muito extenso que atinge até 60km de distância.


 

A Missão de Católica de Gabú é reconhecida desde do ponto de vista da sua ação social como um parceiro de exceção que trabalha intensamente pela luta contra os preconceitos sociais.


 



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt