Faça-se ouvir
Notícias
Solsef
As Irmãs da Apresentação de Maria contribuem para o Sol Nascer

As Irmãs da Apresentação de Maria, congregação que tem por vocação o ensino das crianças e jovens com menos recursos económicos, chegaram ao bairro de Namutequeliua, na Cidade de Nampula (Moçambique) no ano de 1954. Neste bairro, um dos mais populosos e com condições de vida mais duras de Nampula, as Irmãs começaram a trabalhar na área da educação, procurando dar uma formação não só académica, mas também cultural, humana, social e espiritual aos alunos. Para além disso, desde o início que fizeram partícipes os pais e o resto da comunidade no processo educativo, para assim transformar a comunidade do bairro através da educação.


Após a independência de Moçambique, celebrada a 25 de junho de 1975, as escolas privadas foram nacionalizadas, forçando as Irmãs a lecionar nas escolas públicas. Isto acabou por ser um problema, pois os métodos didáticos aplicados nestas instituições eram muito diferentes dos praticados pelas Irmãs. Como precisavam de um espaço, assim que encontraram um terreno começaram a construir o Centro Educativo das Irmãs da Apresentação de Maria em Nampula, um espaço próprio, que conseguisse acolher as crianças de famílias com poucos recursos que não podiam custear os estudos dos seus filhos.



Irmã e professoras com as crianças do Jardim Infantil


As primeiras instalações a serem abertas foram um Jardim de Infância e uma Biblioteca para apoiar os estudantes dos vários estabelecimentos de ensino da cidade. Mas com o passar do tempo, aperceberam-se de que terminado o tempo de formação no Jardim de Infância, as crianças partiam para as escolas públicas e encontravam dificuldades, pois havia enormes diferenças pedagógicas entre ambas as instituições.


Por isso, em 2007 iniciou-se o projeto de construção da Escola Primária Comunitária Maria River, que se inaugurou no ano de 2008. A escola foi inaugurada contando com três professores e 124 alunos da 1ª, 2ª e 3ª classe. Atualmente conta com 11 turmas da 1ª à 7ª classe e alberga 580 alunos, dos quais 330 são meninas e 245 meninos.


Para além do Jardim de Infância, a biblioteca e a Escola Primária, o Centro Educativo Maria River também tem um salão multiusos, uma sala de informática e um campo de jogos.


O Centro Educativo administrado pelas Irmãs leciona uma educação integral e de qualidade, mas o seu trabalho incansável na procura da igualdade e da justiça social ainda irá continuar nos próximos tempos. Os planos de futuro da equipa passam por ampliar a Escola Primária com mais três salas de aula, para dar resposta à necessidade das mais de 600 crianças que já tinham solicitado o ingresso na escola, mas que não puderam ser aceites por falta de espaço.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt