Notícias
Solsef
Ir. Franciscanas Hospitaleiras contribuem para Sol Nascer para Todos

A Missão Católica das Neves, em São Tomé e Príncipe, foi fundada pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, nos anos 80. Nesta altura estava também na comunidade o Pe. António Moreira, secretário do Bispo local, também ele Bispo Espiritano, porém, a grande obra Missionária foi desenvolvida pelas Irmãs Franciscanas.



Irmã Lúcia, Irmã Lineyde e Irmã Atacanha com uma criança na comunidade das Neves


As Irmãs fundadoras da missão continuam, presentemente, a trabalhar em terreno. Dedicam-se à comunidade local, promovendo a educação, saúde, agricultura e empregabilidade.


Na educação, a Congregação fundou uma creche, jardim de infância e escolas de 1º e 2º ciclos. Estas instituições de ensino continuam em funcionamento, permitindo um acompanhamento escolar imprescindível à formação pessoal de centenas de crianças.


Na área da saúde, a Missão Católica das Neves fundou o posto médico. Diariamente, uma enfermeira qualificada presta consultas e cuidados primários aos utentes das comunidades circundantes.


O apoio aos mais excluídos socialmente, passa também por acompanhá-los e acolhê-los no lar de idosos, o qual também faz parte da lista de infraestruturas sociais fundadas pelas Irmãs Franciscanas.


Já na agricultura, esta Congregação Católica disponibiliza a sua horta para os jovens plantarem e cuidarem dos produtos cultivados. Desta forma, ganham algum dinheiro para pagar os estudos e sentem-se inseridos na sociedade.


A sala de carpintaria e a de costura são também formas criadas pelas Irmãs para capacitar os homens e mulheres da comunidade das Neves. Na carpintaria, os jovens e adultos fabricam todo o material escolar, tais como cadeiras e secretárias de madeira.


Na sala de costura, 16 colaboradores aprendem o gosto pela costura, idealizando e costurando roupas nas máquinas ou à mão. Tanto numa sala como na outra, os funcionários sentem-se valorizados pessoalmente e conseguem receber um merecido salário para sustentar uma vida mais digna.


Em agosto de 2018, o grupo de voluntários do Abraçar a Missão rumaram até à comunidade das Neves e cooperaram neste trabalho humanitário tão bem idealizado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Durante um mês, os 12 leigos e 1 padre espiritano prestaram cuidados de saúde, asseguraram a formação e capacitação de professores, desenvolveram atividades de ATL com as crianças, dinamizaram a horta e deram formação cristã. A tudo isto ainda se acrescenta a construção de um Refeitório Social. Esta infraestrutura faz parte de um projeto de cooperação com o mesmo nome, o qual tem como parceiros as Irmãs Franciscanas, o MOMIP, LIAM, os Missionários do Espírito Santo e a Solsef. O "Refeitório Social” pretende contribuir para o apoio alimentar de 1200 crianças e idosos, em risco de exclusão social.


O trabalho para a promoção humana na comunidade das Neves continua. Ainda há muito para fazer, mas a dedicação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras é já a esperança para a concretização desse caminho de desenvolvimento.



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt