Notícias
Solsef
Missionários do Quénia contribuem para o Sol Nascer para Todos

Os espiritanos franceses chegaram ao Quénia em 1889, fundando a Missão de Mombaça nesse mesmo ano. A sua presença tinha como principal objetivo a primeira evangelização das comunidades locais.


Mais tarde, em 1899, fundaram a Missão de St. Austin onde se destaca o trabalho social desenvolvido pelos espiritanos na área da saúde e da educação.




O padre espiritano John Kamagara na Missão Católica do Quénia, na Diocese de Malindi



Atualmente, a Missão Católica do Quénia estende-se por 5 dioceses: Mombaça, Nairóbi, Malindi, Machakos e Nakuru. Cada uma conta com a dedicação de 2 a 3 espiritanos que diariamente promovem a justiça e a paz e ajudam socialmente as populações.


Na educação, várias escolas são apoiadas pela Missão. Por isso, cada vez mais meninos e meninas podem estudar e formar-se em áreas técnico-profissionais, tais como costura, carpintaria, mecânica, entre outras.


Em Nakuru, mais propriamente na comunidade de Tanglubei, o hospital da Missão presta cuidados de saúde aos utentes mais próximos e organiza campanhas de prevenção e tratamento fora da zona limítrofe.


Na pequena cidade de Garsen, que faz parte da Diocese de Malindi, o impacto do trabalho social dos espiritanos é maior. Aqui a população está em risco de exclusão social e há um clima de violência provocado pelos conflitos entre tribos. De forma a colmatar as necessidades, a equipa missionária distribui alimentos e constrói casas para habitação com recursos naturais (madeira e terra). Também acompanham as crianças à Escola Estatal para as proteger e para incentivar a assiduidade.


Quanto à área pastoral, a Missão do Quénia continua a trabalhar na primeira evangelização e forma padres espiritanos nas suas casas de formação.


As equipas Missionárias do Quénia são exemplo de que o trabalho em equipa permite promover e concretizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.





O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt