Notícias
Solsef
História de Vida: Arlete

A história de vida é uma rubrica da Sol sem Fronteiras que pretende dar a conhecer histórias sobre pessoas reais que se cruzam com os participantes dos projetos de voluntariado internacional, apresentando-as sob o ponto de vista da cooperação para o desenvolvimento. A Inês Oliveira foi em Ponte durante o passado mês de agosto a Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe), e a história da Arlete captou a sua atenção...


"A Arlete, a costureira de Ribeira Afonso. A pessoa com o sorriso mais sincero e genuíno que vi, uma gargalhada bem alta e, com um amor indescritível pelo que faz, a costura.



A Arlete a trabalhar num vestido


Começou a costurar aos 18 anos quando conheceu a sogra, a mãe do seu marido, do qual tem 3 filhos, 2 meninos e 1 menina.


Tem 33 anos e muitos sonhos por cumprir, nomeadamente ter a sua própria loja de costura e poder desenhar as peças de roupa que confeciona.


A costureira refere que a peça mais trabalhosa de costurar é um vestido, pela exigência de colocar o forro e por todo o seu corte, mas ressalva ainda que as saias que faz às vezes também são uma tarefa complexa.


Arlete salienta que em média demora uma hora a costurar um vestido, mas tudo depende do que vai aparecendo para fazer. Destaca ainda que estudar é muito importante e como tal os seus filhos frequentam a escola diariamente, na localidade onde residem a cerca de 10 minutos da cidade de São Tomé e Príncipe.


A Arlete vai ficar gravada no meu coração, e sem dúvida vou sentir a falta da gargalhada contagiante e libertadora que só ela faz."

Inês Oliveira

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt