Notícias
Solsef
História de vida: Eudy
A história de vida é uma rubrica da Sol sem Fronteiras que pretende dar a conhecer histórias sobre pessoas reais que se cruzam com os participantes dos projetos de voluntariado internacional, apresentando-as sob o ponto de vista da cooperação para o desenvolvimento. A Cátia Sousa foi em Ponte durante o passado mês de agosto a Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe), e a história da Eudy captou a sua atenção...

"Eudy é uma mulher afável, sempre com a sua filha às costas enrolada num tecido gasto de capulana… A cada encontro com ela conseguimos rapidamente sentir o carinho com que ela trata tudo e todos, bem como a sua pronta disponibilidade.


No que concerne à sua família, Eudy tem 29 anos e é mãe de duas maravilhosas crianças: o pequeno e sorridente Erikson de 4 anos e a, ainda bebé, Edvânia que, completou o seu primeiro aniversário no dia 9 de Agosto. Teve e continua a ter um grande apoio junto da mãe e da cunhada, principalmente aquando do nascimento do seu primeiro filho o Erikson, uma vez que nesta altura ainda era estudante.



Momento da recolha da história da Eudy. Pessoas (da esquerda para a direita) Edvânia, Eudy, Cátia, Erikson

 

Quanto à sua formação académica, participou em alguns seminários e formações de ação educativa e, posteriormente, fez o curso médio de Educadora de Infância no ISEC (Instituto Superior de Educação e Comunicação) da Universidade de São Tomé e Príncipe.


No decorrer da sua vida profissional trabalhou durante 1 ano numa roça Mato Cana, como educadora. Posteriormente, veio a desempenhar essa função na creche "Sol sem Fronteiras" – creche sediada nas infraestruturas do CSAI – onde se encontra a trabalhar já há 6 anos.


Como perspetivas futuras, pretende apostar mais na sua formação académica para mais e melhor servir estas crianças de Ribeira Afonso, mais concretamente fazendo uma pós-licenciatura em "Expressão”, também no ISEC. No entanto, as viagens para a cidade, para além de morosas, são caras e, por isso, este sonho/objetivo poderá não se realizar.


É de pessoas como a Eudy que esta comunidade precisa. Apesar das dificuldades, uma mulher de garra, que luta pelos seus sonhos e objetivos e sempre disposta a ajudar o próximo."


Cátia Sousa


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt