Notícias
Solsef
História de vida: João Maria

A história de vida é uma rúbrica da Sol sem Fronteiras que pretende dar a conhecer histórias sobre pessoas reais que se cruzam com os participantes dos projetos de voluntariado internacional, apresentando-as sob o ponto de vista da cooperação para o desenvolvimento. O Gonçalo Gouveia foi em Ponte durante o passado mês de agosto a Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe), e a história do João Maria captou a sua atenção...


João Maria é um Jovem de S. Tomé nascido e criado em Ribeira Afonso. É um jovem alegre, sempre com um sorriso contagiante na cara, sempre disposto a ajudar o próximo em tudo que puder. O João Maria tem 25 anos, e é, juntamente com a sua irmã, a Janita, o mais novo de 28 irmãos.


Neste momento João Maria tem 2 filhas, a Maria Isabel de 6 anos e a Mariana de 4.


No que diz respeito à sua formação escolar, João Maria foi, com 5 anos para a creche em Aguaizé, onde ficou 2 anos. Depois, passou para a escola de Santana durante três anos. Seguiu-se depois o Liceu, onde frequentou o Liceu Nacional na capital, S. Tomé. Quando acabou o 12º ano de escolaridade entrou para a Faculdade, mais precisamente para a Universidade Lusíada S. Tomense em S. Tomé, onde está a tirar a sua licenciatura em Relações Internacionais.


Durante o seu percurso académico João Maria foi convidado para dar aulas, no ano letivo de 2013-2014. Desempenhou este cargo enquanto estudava, sendo professor de Geografia na Escola Secundária de Ribeira Afonso. No meio disto tudo, João Maria ainda trabalha e gere um negócio familiar local, em Ribeira Afonso.


Nos seus tempos livres, é animador de um grupo Paroquial, o Grupo 0. É também membro da Polícia Local, a Polícia Civil e ainda faz parte de um grupo de desenvolvimento local, grupo ECRA (Espaço Comunitário de Ribeira Afonso), e de uma Associação de Proteção do meio ambiente. Mais ligado â parte desportiva, João Maria é jogador da Equipa local de Futebol de Ribeira Afonso, o Varzim FC.




O João Maria ainda arranjou um tempinho para mostrar Ribeira Afonso ao grupo Ponte e reunir com o Bispo de São Tomé


Como objetivos futuros, João Maria quer terminar a sua licenciatura e seguir para o Mestrado em Relações Internacionais. Quer também continuar a dar aulas na Escola Secundária de Ribeira Afonso, e continuar a sua participação ativa em todas as associações a que pertence. Para João Maria o associativismo é algo importante, e tem sempre na retina o poder ajudar ao desenvolvimento local.


Gonçalo Gouveia

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt