Notícias
Solsef
História de vida | Gabriela

No passado mês de agosto 8 voluntários partiram em Ponte, um projeto de voluntariado de curta duração, para a cidade de São Paulo, no Brasil. Durante um mês estiveram em estreito contacto com a comunidade local e tiveram ocasião para conhecer várias histórias de vida inspiradoras de pessoas que, com as suas ações diárias, contribuem para a construção de um mundo melhor. Hoje partilhamos a história de vida de Gabriela, uma mulher que trabalha pela inclusão das pessoas mais vulneráveis, que é relatada pela voluntária Marisa Alves.

--------

Esta é a Gabriela. Tem 40 anos e conheci-a na Missão Belém, em São Paulo, durante uma das atividades realizadas ao abrigo do projeto Ponte 2021. Mas antes de contar a história da Gabriela, vou explicar um pouco o que é este projeto. A Missão Belém tem como objetivo ser família para quem não tem família. Acolhe pessoas em situação de rua, nomeadamente tóxico-dependentes, e procuram - através da oração, do trabalho e do isolamento temporário - ajudar as pessoas a superarem as suas adições, sem medicamentos. Acolhem mais de 2000 pessoas em 180 casas e uma pesquisa recente observou que à volta de 50% dos usuários que foram acolhidos conseguiu recuperar e arranjar um trabalho ou recuperar os laços com a sua família e abandonar a situação de rua.

História de Vida - Gabriela

A Gabriela, a protagonista desta história

A Gabriela era tóxico-dependente e entrou na missão Belém quando engravidou, com o intuito de se tratar para cuidar da sua menina. Entrou para a casa que acolhe mães tóxico-dependentes e quando terminou o seu tratamento, ficou como leiga voluntária no projeto. Ela é uma dos 250 voluntários a tempo completo, na maioria ex-utentes das casas, que contribuem com o seu trabalho para que o projeto continue a trabalhar pela inclusão social. Gabriela está no projeto há 8 anos e há três que foi transferida para a casa que acolhe pessoas de idade. Atualmente é a coordenadora dessa casa.

A história da Gabriela, é uma história de luta, superação e entrega, porque depois de atravessar muitas dificuldades, decidiu disponibilizar a sua vida na ajuda das pessoas que passam pelo que ela um dia passou.

 




Marisa Alves

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt