Notícias
Solsef
História de vida: Natividad de Jesus

Natividad de Jesus Zárate Cáceres é diretora e fundadora do "Centro de Protección Integral para Niños, Niñas y Adolescentes MARIE MADELEINE LELOUS” no Bairro do Reducto, em San Lorenzo, Paraguai



Natividad, cedo se apercebeu que a sua vida a levaria ao encontro dos outros e a ajudar o próximo. Assim sendo, tornou-se religiosa pensando ser esse o caminho que a levaria a estar mais próxima das pessoas. No entanto, nos seus 3 anos enquanto religiosa, sentiu que essa vocação não a preenchia e não seria esta a forma que teria de fazer uma diferença na sociedade. 


Assim, deixou a Congregação e decidiu abrir um albergue para meninos e meninas sem pais ou crianças de rua. Foi desta forma que começou a obra que hoje já apoiou mais de 20.000 crianças e jovens e que continua a fazer a diferença na vida de milhares de infantes. O orfanato depressa cresceu e aumentou a sua capacidade, assim como novas valências foram surgindo no Centro. Existe agora também um albergue para crianças judicializadas (leia-se: crianças que foram retiradas das famílias quer por falta de condições quer por maus tratos e negligência por parte dos pais). A par destas duas valências surgiu o Centro Educativo que acolhe meninos e meninas desde os 6 meses de idade, fazendo o ciclo de estudos completo. Todas as crianças estudam juntas, independentemente da sua proveniência, mesmo apesar dos edifícios serem separados.


                                                         A Raquel Carreira durante a entrevista com a Sra. Natividad


Na sua vida pessoal, a Sra. Natividad acabou por casar e ter 4 filhos e, apesar de doente, continua a dedicar a sua vida à obra que fundou e às centenas de crianças de que cuida. Algumas das primeiras crianças com que começou a obra são agora funcionárias do Centro de Protección Integral.

De futuro, o objetivo será criar um Lar de Idosos. Durante estes 20 anos a obra manteve-se ativa através da doação de donativos particulares, em particular apoiada por um mecenato vindo da França, e pela própria Sra. Natividad através do seu património. Mas infelizmente, o mecenas francês faleceu, por isso agora há que lutar por conseguir financiamento diferenciado.



O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt