Notícias
Solsef
História de vida | Ozielem Ramos

Conhecemos a Ozielem Ramos numa visita de identificação de um possível projeto de cooperação internacional no Brasil. Mais concretamente, na Rádio Magnificat do Marajó, da Fundação de Rádio FM Educadora Itaguary N. Sra. da Conceição, pertencente à Diocese de Ponta de Pedras, onde é responsável pelo programa de rádio da Pastoral da Criança emitido por essa estação.


Falar desde a própria experiência ajuda à Ozielem a exercer o seu trabalho voluntário na rádio com uma maior sensibilidade e empenho, pois ela própria, ao proceder de uma família de baixa renda, foi apoiada pela Pastoral da Criança durante a sua infância. O seu envolvimento com este organismo vai além da rádio, e também se tornou na líder da Pastoral da Criança da sua comunidade na paróquia de São Sebastião da Boa Vista.

 


História de Vida - Ozielem Ramos

Ozielem foi apoiada pela Pastoral da Criança quando era uma 

menina e agora trabalha na organização como voluntária



O trabalho social da Pastoral da Criança


A Pastoral da Criança é uma entidade de cariz social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O trabalho deste organismo está focado na proteção das crianças em áreas tão relevantes como as da saúde, da alimentação, da educação, da cidadania e da espiritualidade.


Os trabalhadores da Pastoral, como Ozielem, são voluntários normalmente inseridos nas suas próprias comunidades, o que lhes permite conhecer mais profundamente a realidade das famílias assegurando uma melhor orientação para cada caso.


As tarefas desenvolvidas pela Pastoral da Criança têm como objetivo atender as crianças das famílias mais vulneráveis desde o momento da gestação até aos seis anos de idade. Nesse sentido, o trabalho também passa pela sensibilização das famílias e apoio para melhorarem as suas condições e compreenderem os seus direitos e obrigações com as crianças. Algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral estão muito focadas na formação, como por exemplo plantação de uma horta, formações de culinária e nutrição ou formações sobre higiene e limpeza. Por outro lado, também fazem um grande trabalho na prevenção e denúncia de casos de abuso sexual. 


Um dos exemplos deste trabalho de sensibilização é o programa de rádio Viva a Vida. É um programa semanal que tem duração de 15 minutos e pode ser baixado e reproduzido em qualquer rádio e também ouvido online. É divulgado no site da Pastoral da Criança de forma a que todos os possam descarregar e possa ser divulgado nas rádios locais e em cada programa é tratado um tema relacionado com a educação e proteção das crianças.


A Ozielem viu a sua vida mudar com a intervenção da pastoral da criança na sua família, por isso hoje em dia é ela própria quem trabalha para apoiar outras famílias. Num país tão grande como o Brasil e com áreas tão isoladas, uma cidadania ativa é imprescindível para garantir que o apoio social chega a todo o lado.


A história de vida da Ozielem é uma inspiração porque é uma bela lembrança de que uma cidadania solidária e participativa faz realmente a diferença e de que as boas ações são sempre um motor de mudança. Muitos parabéns à Ozielem pelo seu contributo e continuação de um bom trabalho!


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt