Notícias
Solsef
Inauguração do Olhares Sobre África III

No passado sábado dia 2 de novembro teve lugar a inauguração da exposição de fotojornalismo "Olhares Sobre África´s III", sobre o convívio intercultural e inter-religioso na Guiné-Bissau.


Pelas 15h00 começaram a aparecer as primeiras pessoas no Salão Nobre do Palácio Baldaya, em Benfica, para aproximarem-se, através das fotografias do David Cardoso, das diferentes realidades que convivem em Contuboel, na Guiné-Bissau.



O fotógrafo, o David Cardoso, durante a sua apresentação


O evento contou com as intervenções de diferentes pessoas vinculadas à Solsef. Em primeiro lugar, a nossa Presidente, Mónica Ferreira, fez uma pequena apresentação da atividade. A seguir, o Pe. Victor Silva, responsável pela comunicação dos Missionários do Espírito Santo e apaixonado pela fotografia, falou sobre a importância de iniciativas deste tipo para estabelecer pontes entre as culturas. Também o fotógrafo David Cardoso ajudou a contextualizar o material exposto, ao falar das suas motivações para começar na área da fotografia, assim como do projeto de voluntariado de curta duração que o levou até Contuboel para a realização da reportagem. Para finalizar, a Raquel Silva, responsável pelos conta-contos para crianças que irão ser realizados no âmbito do "Olhares Sobre África´s III”, aproveitou para lançar o convite a todos pais para participarem com os meninos e meninas nesta atividade educativa, que decorrerá nos domingos 17 e 24 de novembro, pelas 15h30.


Após as intervenções, os assistentes compartiram um lanche realizado, de forma altruísta, pela Associação de Cozinheiros Profissionais Portugueses, a quem agradecemos muito a sua generosidade.


A exposição estará disponível para a visita, de forma gratuita, até ao dia 30 de novembro. Os ritos das religiões tradicionais, as celebrações muçulmanas, a comunidade católica, a medicina tradicional ou a agricultura são alguns dos percursos que podem ser percorridos através das 48 fotografias que fazem parte da exposição. Com a venda das peças, das quais muitas já foram reservadas, iremos apoiar o projeto de cooperação Aprendizagem Inclusiva, que decorre na própria vila de Contuboel em parceria com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e com o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P.


Muito obrigado ao IPDJ, quem apoiou pelo terceiro ano consecutivo, a realização desta iniciativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, através do programa Geração Z. Obrigado também à Junta de Freguesia de Benfica e ao Palácio Baldaya pela cedência do espaço.


Local de acolhimento:

  


Com o apoio de:

     






O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt