Notícias
Solsef
Inovação Educativa | Ampliação da oferta formativa até ao 12º ano

A Escola Comunitária São João de Deus, em Nampula (Moçambique) poderá ampliar a sua oferta formativa, que atualmente vai apenas até à 10ª classe, até à 12ª classe a partir do próximo ano escolar. Esta ampliação responde ao pedido realizado pela Escola ao Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, no âmbito de uma das atividades do projeto Inovação Educativa, que está a ser desenvolvido na Escola Comunitária São João de Deus pela Sol sem Fronteiras em parceria com os Missionários do Espírito Santo e com o cofinanciamento da Misereor.


A ampliação da oferta formativa responde aos apelos da comunidade escolar


A ampliação da oferta formativa da Escola até completar o ensino secundário era um dos apelos comunicados pelos pais e encarregados da educação ao Pe. Alberto Tchindemba, diretor da Escola e responsável pelo projeto Inovação Educativa em terreno. Devido à grande população do bairro de Matahuanha, onde está inserida esta escola, as vagas disponíveis nos Liceus no contorno não chegam para acolher todos os alunos, e muitos jovens desistem de completar o ensino secundário devido às dificuldades nos transportes e os custos acrescidos que sair do bairro significaria. Porém, com a ampliação da oferta formativa até à 12ª classe, garantir-se-á que os alunos da Escola possam finalizar o ensino secundário muito mais facilmente, mantendo o acompanhamento dos professores e a ligação com a Escola.

 


Alunos do secundário do projeto Inovação Educativa

Alunos do ensino secundário da Escola Comunitária São João de Deus numa foto de 2019, durante a visita que a Solsef fez para a identificação do projeto


Outras atividades do projeto Inovação Educativa 

 

Além do apoio na gestão do pedido de ampliação para a oferta formativa, o projeto contemplou também a construção de infraestruturas de apoio e a implementação de diversas formações para o professorado, que começarão a implementar-se em junho de 2021.


Queremos muito agradecer a quem contribuiu para este projeto através das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e da Campanha de Natal (dinamizada pela Sol sem Fronteiras em colaboração com os Jovens sem Fronteiras e com o apoio da FARS). E um obrigado muito especial à Misereor, cofinanciadora do projeto. 


Vê a galeria aqui.


 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt