Notícias
Solsef
Inovação Educativa | Primeiro dia de formações para o corpo docente

Hoje começaram as formações destinadas ao corpo docente da Escola Comunitária São João de Deus, na cidade de Nampula (Moçambique),programadas no âmbito do nosso projeto Inovação Educativa. A Inês, diretora executiva da Solsef, viajou até à Escola para acompanhar as novidades do projeto e estará, desde hoje até à próxima sexta-feira dia 18, dando apoio na implementação das sessões.


Plano e módulos das formações


Para facilitar a gestão do tempo e o aproveitamento dos conteúdos, os participantes foram divididos em duas turmas, a saber: a turma de professores do ensino primário e a turma de professores do ensino secundário. Assim, durante este primeiro dia, estão a ser implementadas 9 das 10 horas previstas em cada formação, de dois dos três módulos planificados: a formação de Primeiros Socorros destinado à turma de professores de ensino primário e o de Metodologias de Ensino Aprendizagem, destinado aos professores do ensino secundário. No dia de amanhã continuar-se-á com mais 9 horas dos mesmos módulos, invertendo apenas as turmas, de forma que sejam os professores de ensino primário os que aprendam sobre Metodologias de Ensino Aprendizagem e os professores do ensino secundário sobre Primeiros Socorros. Uma sessão de 9 horas do terceiro módulo previsto, o de Biblioteconomia e Gestão da Informação, será ministrada na quarta-feira dia 16 para a turma composta pelos professores do ensino primário e na quinta-feira dia 17 para os professores do ensino secundário. Assim, na sexta-feira dia 18, finalizar-se-á com todas a formações, ministrando as horas restantes a cada uma das turmas: 1 hora de Primeiros Socorros, de Metodologias de Ensino Aprendizagem e de Biblioteconomia e Gestão da Informação para a turma de professores do ensino primário, assim como 1 hora de Primeiros Socorros, de Metodologias de Ensino Aprendizagem e de Biblioteconomia e Gestão da Informação para a turma de professores do ensino secundário.


Formação de primeiros socorros para o Corpo Docente - Projeto Inovação educativa  Formação de Metodologias de Ensino Aprendizagem para o corpo docente - Projeto Inovação educativa

Imagens das formações de Primeiros Socorros e de Metodologias de Ensino Aprendizagem durante o dia de hoje



As formações estão a ser muito bem-acolhidas pela comunidade


O Pe. Alberto Tchindemba, diretor da Escola Comunitária São João de Deus e responsável pelo projeto Inovação Educativa em terreno, partilhou connosco que as formações estão a correr muito bem e que estão a ser uma mais valia para a comunidade. Uma prova disto é o interesse demonstrado pela Rádio Encontro Emissora Católica de Nampula, que se desloucou até à Escola para conhecer em detalhe esta atividade através de uma entrevista com a Inês Souta.

Inês Souta na entrevista da Rádio Encontro Cidade de Nampula

A Inês Souta durante a entrevista


Agradecimentos


Um muito obrigado aos nossos parceiros, os Missionários do Espírito Santo, e a todas as organizações que nos apoiaram através das Campanhas de Solidariedade da Família Espiritana e da Campanha de Natal dinamizada pela Sol sem Fronteiras em colaboração com os Jovens sem Fronteirase com o apoio da FARS. Um muito obrigado também à Misereor, cofinanciadora do projeto. Juntos Fazemos o Sol Nascer para Todos!


aqui a galeria

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt