Notícias
Solsef
As irmãs de Betenta contribuem para o Sol Nascer para Todos

A Missão Católica de Betenta, composta pelas Irmãs Espiritanas, desenvolve a sua atividade na Guiné-Bissau desde o ano 1991. São mais de 25 anos a trabalhar no terreno pela igualdade de oportunidades das pessoas que lá vivem.

 

As Irmãs são responsáveis pela gestão das escolas abrangidas pelo projeto "Edificando Educação”, cofinanciado pelo Camões I.P., que procura apoiar o desenvolvimento integral e educativo dos alunos das Escolas Primárias das Tabancas de Bariapinde, Batau, Bajob e Mata de Ucó.



 

Irmã Madalena na Escola Primária de Bajob



A Equipa Missionária também leva a cabo muitas outras atividades, entre as quais a coordenação da Escola Libermann, que conta com mais de 160 alunos, e do Liceu Daniel Brottier, com cerca de 200 alunos. Além disso, desenvolvem projetos para o empoderamento das mulheres, tais como a organização de cursos de alfabetização de mulheres adultas e a coordenação de equipas de mulheres para a transformação de alimentos. A seu cargo, as Irmãs têm também um lar que possibilita a várias meninas continuarem os seus estudos.


Na área da saúde, as Irmãs de Betenta asseguram o funcionamento de um dispensário que atende 60 pessoas diariamente.


Entre todas estas atividades, acrescenta-se, ainda, a preparação e administração dos sacramentos e das catequeses nas comunidades junto da Missão Católica de Bajob (composta por padres espiritanos).


A Missão conta com o apoio de mecenas, como os Padrinhos de África, para o desenvolvimento das atividades de ação social.


No âmbito da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, o trabalho da Missão Católica de Betenta é imprescindível, pois são as Irmãs que, por estarem no terreno de forma permanente, detetam as necessidades e os problemas das comunidades e acompanham o desenvolvimento dos projetos de uma forma integral.

 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt