Notícias
Solsef
Lares de Itoculo - Ponte 2018

Ao longo dos 25 anos da Solsef, 6 projetos de cooperação para o desenvolvimento decorreram em Moçambique. Dos quais, 3 foram em Itoculo (Nampula): Lar Educação na EsperançaAprender para Desenvolver e Juntos na Aprendizagem.


Em agosto de 2018, no âmbito do projeto Ponte, os voluntários tiveram a oportunidade de conhecer o lar feminino "Engénie Caps” e o lar masculino "Daniel Brottier”.


O lar feminino funciona desde 2010 graças ao projeto "Lar Educação na Esperança” e tem como objetivo zelar pela educação das raparigas de Itoculo, tendo capacidade para acolher 50 estudantes. O lar masculino resulta do projeto "Juntos na Aprendizagem”, concluído em 2017, com capacidade também para 50 estudantes.


Os pontistas ficaram "muito felizes por perceber o contributo destas instituições para o crescimento pessoal e moral dos jovens que contam, hoje, com um espaço e uma equipa missionária que zela pelo seu futuro”. Pelas palavras dos próprios voluntários confirmamos o quanto foi bom puderem "assistir de perto ao dia-a-dia dos jovens e poder testemunhar a sua dedicação, empenho e o valor que dão à sua formação pessoal, visível através do modo exemplar de como desempenham as tarefas: desde cuidar da «machamba», às tarefas da cozinha e ao modo atento e interessados de como se comportam nas atividades formativas desenvolvidas no projeto Ponte, tais como: reforço escolar, workshop de leitura e escrita criativa, aulas de informática e instrumentos”.


"Nestes lares, os jovens são incentivados a ser autónomos, a acreditar nas suas capacidades e a confiar nas suas opiniões e ideias.”

 

 

Raparigas do Lar no Workshop de Escrita e Leitura Criativa |

 Raparigas na aula de reforço escolar de Português




Primeira visita dos pontistas ao lar dos rapazes

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt