Notícias
Solsef
Levantamento de necessidades para o Centro Social

Raquel Carreira, membro da Equipa Executiva da Solsef, e o Pe. Tiago Barbosa, em representação da LIAM e da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, embarcaram numa viagem até ao Paraguai, com a finalidade de fazerem um levantamento de necessidades para uma melhor formulação do projeto "Centro Social Virgen del Rosário”, uma vez que esta análise é essencial para a definição dos objetivos e resultados do projeto.




Pe. Tiago Barbosa, Raquel Carreira e Pe. José Costa (Responsável pela Paróquia de Virgen del Rosário) 



Até ao momento, a viagem incluiu a visita à zona de construção onde surgirá a sala de formação, o alpendre e o salão. A zona de construção fica perto de um campo de futebol já existente e de frente para 4 salas e um pequeno alpendre que estão, neste momento, em processo de edificação.




Zona de construção | Salas em processo de edificação



A Raquel e o Pe. Tiago também tiveram a oportunidade de conhecer a paróquia em que se insere o Centro Social, bem como o contexto em que vive a comunidade local. A paróquia fica no Reducto onde o ambiente é rural e a maioria das pessoas vive de pequenos negócios na rua e de biscates.


No bairro do Reducto encontram-se vários campos de futebol e vólei que são construídos pelo município de forma de direcionar os jovens para o desporto, afastando-os da droga e do álcool. Algumas escolas também têm acordos com o município de utilização destes espaços para atividades desportivas no âmbito do programa escolar.




Bairro do Reducto



O projeto "Centro Social Virgen del Rosário” iniciará em janeiro de 2019 e prevê apoiar a construção do Centro Social na cidade do Reducto. Neste Centro, a população em risco de exclusão social pode frequentar cursos vinculados às áreas de Culinária, Projetos Produtivos, Contabilidade Quotidiana, Fomento da Saúde Mental, Sensibilização & Prevenção de Toxicodependências e Orientação Familiar Sociojurídica, entre outros. Desta forma, prevê-se promover a integração social de 1500 pessoas.


Este projeto de Cooperação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global resulta da parceria da Solsef com a Congregação dos Missionários do Espírito Santo e conta com o apoio dos movimentos MOMIP e LIAM. Esta ação de desenvolvimento de levantamento de necessidades para o projeto do "Centro Social" no Bairro do Reducto, na Cidade de San Lorenzo, no Paraguai, conta com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, na modalidade do Programa de Apoio Juvenil.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt