Notícias
Solsef
A Raquel Carreira continua em viagem pelo Marajó
A Raquel Carreira, da equipa executiva da Sol sem Fronteiras, continua em viagem pelo Marajó, no Pará (Brasil) para identificar um possível projeto de cooperação que, tem como objetivo apoiar quatro rádios educativas nesta região.

Recolher o máximo de informação disponível é muito importante para criar um projeto adequado por isso a Raquel tem estado a reunir com representantes dos diferentes coletivos que serão abrangidos por esta ação de desenvolvimento. 

Encontro com a comunidade 


Na passada semana, a Raquel participou num encontro com a comunidade Sagrada Família, no município de Curralinho, onde ouviu a comunidade a falar sobre a rádio que se emite na zona. As pessoas partilharam as suas opiniões sobre os programas e também ofereceram informações esclarecedores sobre a importância deste serviço. Destacaram que as emissões desta rádio se tornaram numa fonte de informação fiável durante a pandemia e, por outro lado, também consideraram relevante a companhia que as emissões acabam por ser para os mais idosos.

Encontro com a Comunidade do Curralinho
A Raquel no encontro com a comunidade do Curralinho 

Visita à Rádio Itaguary


A Raquel também visitou a Rádio Itaguary, em Ponta das Pedras, onde foi entrevistada e viu ao vivo o trabalho que é feito durante as emissões. Nesse sentido, e conhecendo programas como o "Zona Rural”, a Raquel percebeu a importância da rádio para as comunidades. Este programa é muito relevante para formar principalmente os pescadores. Dá dicas de cuidados a ter na preparação dos barcos para as viagens, como proteger as crianças ou como reduzir os riscos de afogamento. Também são apresentadas dicas de higiene e saneamento, pois é comum que alguns habitantes usem a água do rio sem qualquer tipo de tratamento. 


A Raquel na Rádio Itaguary
A Raquel durante a visita à Rádio Itaguary

Participar no dia-a-dia das pessoas abrangidas pelo projeto tem sido uma experiência muito boa para a Raquel que a ajudou a perceber o impacto real do projeto para os possíveis beneficiários e também será muito útil para construir um plano de ação que não deixe ficar para trás nenhuma das necessidades. Hoje é o último dia da nossa colega no Marajó, mas a sua viagem no Brasil não ainda não acaba. Nos próximos dias visitará o Limoeiro, em São Paulo, para acompanhar o projeto de voluntariado de curta duração Ponte 2020-2021 que está a decorrer nesse local. Nos próximos dias iremos partilhando as notícias. Fica atento!
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt