Em 2002, o Pe. Brian Fulton, espiritano escocês, chegou ao Vietname. Estudou a língua e dedicou-se ao trabalho com os doentes leprosos. Faleceu em 2006, de forma repentina, mas o projeto missionário continuou, sendo oficializado em 2007 por três Missionários do Espírito Santo: um irlandês, um belga e um americano de origem vietnamita.
Atualmente, para além da equipa fundadora, estão outros três espiritanos americanos de origem vietnamita. Aos seis padres, juntam-se mais 15 jovens espiritanos, também vietnamitas, que já fizeram a sua profissão religiosa. Destes, alguns estão fora do país, fazendo o seu estágio missionário ou fazendo os seus estudos teológicos.
Padre Espiritano com as crianças
Graças à equipa missionária, a missão do Vietname continua a desenvolver os projetos que já tinham sido começados antes da fundação, nomeadamente, as ações com doentes leprosos, em parceria com a Fundação Autenil, e o apoio escolar a crianças de famílias em risco de exclusão social, a partir do Taiwan.
Para além da área pastoral, apoiam, também, os mais desfavorecidos, seja ao nível do apoio material, seja ao nível da capacitação pessoal.
A tudo isto, acrescenta-se ainda os projetos desenvolvidos junto das crianças e jovens órfãos ou com Necessidades Educativas Especiais (NEE). São, sobretudo, os jovens espiritanos em formação, coordenados pelos seus formadores, que desenvolvem estes projetos, estando encarregues pela angariação de fundos, formação e gestão dos mesmos.
No centro do Vietname, são apadrinhadas crianças em diversas localidades desde o litoral (Hue) até ao interior do país (A Luoi), junto de povos de minorias étnicas. No sul do país, os projetos de apadrinhamento de crianças, e apoio aos doentes, órfãos e crianças com NEE, desenvolvem-se em várias localidades e instituições que vão desde a província de Da Lat até Ca Mau.
A abrangência desta missão dificulta a contabilização do número de pessoas apoiadas. Só no auxílio escolar às crianças em risco de exclusão social, contabilizam-se cerca de 600 meninos e meninas.
A Missão do Vietname é um exemplo de um trabalho generoso e intensivo no apoio aos mais desfavorecidos.