Notícias
Solsef
Aprendizagem Inclusiva | Oitava sessão de formação em NEE

O dia 15 de fevereiro foi o dia do encerramento da formação de "Integração de Necessidades Educativas Especiais no Currículo Pedagógico”, no âmbito do projeto Aprendizagem Inclusiva(apoio ao desenvolvimento de capacidades do Centro Educacional Irmã Valdelícia (no setor de Contuboel, na Guiné-Bissau).


A Sessão III tratou "O Curriculum Pedagógico face às N.E.E.s e mudanças a implementar”, em que foi reforçado que o currículo pedagógico é um fenómeno inacabado e dinâmico, sempre possível de ser melhorado. Abordaram-se as várias fases de planificação do currículo e as qualidades de um bom plano e objetivo, de forma a facilitar aos professores a sua elaboração.


Além do conteúdo formativo, muito importante, ministrado nesta formação, há que salientar a emoção com que todos se encontravam: formandos e formadora, ao tomar consciência de que chegavam ao fim das 40 horas que passaram juntos. Nesta sessão final, foram 35 os professores que estiveram presentes, mesmo os que tiveram mais que uma falta, e por isso sabiam que não poderiam receber o certificado final da formação.



Última sessão de formação


A nossa voluntária Adriana, responsável pela formação, não coube em si de toda a emoção que sentiu, com os vários formandos a agradecerem a importância e utilidade para o dia-a-dia dos professores a formação ministrada, e em como desta forma têm mais ferramentas com que trabalhar para levar o conhecimento a todos os alunos, sem exceção.


Esta formação contou com a participação dos professores do Centro Educacional Irmã Valdelícia, e de todos os professores do Setor de Contuboel, de forma a contribuir para a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, dotando os professores dos conhecimentos e ferramentas necessárias para uma formação verdadeiramente inclusiva.




Formandos na última sessão de formação


No final das sessões, a Libertad Jiménez, técnica de projetos da Solsef responsável por acompanhar a formação em Contuboel, reuniu com a Adriana Rente, a formadora, e com as Irmãs Ana Lúcia e Luzineia, responsáveis pelo Centro Educacional Irmã Valdelícia, para fazer uma avaliação final da formação.



Irmãs, Libertad e Adriana


Esta formação decorreu no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva", que conta com o cofinanciamento do Instituto Camões IP. A Solsef e a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus são as instituições parceiras responsáveis pelo seu desenvolvimento e implementação.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2020 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt