Notícias
Solsef
Olhares pequeninos sobre Áfricas | As cores

Este domingo, 5 de novembro, foi o primeiro momento do nosso ciclo de Conta-contos Infantis na exposição "Olhares sobre África’s”, que se encontra a decorrer até 27 de novembro no Largo Residências, com o apoio do IPDJ, no Intendente.

Nesta manhã, as crianças entre os 2 e os 7 anos de idade reuniram-se em roda, sentadas sem cerimónias entre almofadas e os adultos que as acompanhavam para fazerem uma viagem ao continente africano através de histórias que ouviram, materiais que sentiram e aromas que cheiraramtudo sobre a temática das cores.


 


Guiados pela nossa voluntária, Joana Maria, ouviram 3 histórias: "Duas Amigas” sobre como o valor das pessoas é muito superior ao dos objetos que temos, "A menina que não falava” sobre como de onde menos se esperava saiu uma conquista e "Menina bonita do laço de fita” onde um certo coelho branco se desdobrava em esforços para conseguir replicar a beleza da negra menina, sua vizinha.




E como apenas ouvir estes contos infantis, oriundos e ligados ao continente africano, não seria uma viagem completa, as crianças puderam ainda sentir e cheirar o café que o coelho bebe num dos contos, ou os colares que a mulher mostrou à amiga, os chás que beberam, as bananas, o chocolate, as fitas e tantas coisas de que as histórias falavam.


 


 E no fim, para que não terminassem esta visita sem deixarem algo da sua autoria, todas as crianças puseram mãos à obra e, com a ajuda dos adultos, criaram peças de vestuário que eles próprios gostariam de usar: vestidos, blusas, calças, saias… tudo com capulanas, fitas bonitas como as da menina da história ou até grãos de café!


 


Conta quem lá esteve que foi realmente uma manhã diferente e que estes pequeninos voltaram a casa cheios de histórias para contar à família, sobre cores e cheiros que conheceram nesta primeira edição dos "Olhares pequeninos sobre África”. A próxima sessão será dia 12 de novembro, pelas 11h, sobre o tema dos animais. Tragam as crianças lá de casa e venham participar nestas histórias de encantar com a nossa "menina bonita de laço de fita" - obrigado, Joana!




Atividade com o apoio de:



Os fundos angariados com esta atividade revertem para o projeto: "Capacitando Futuro". Este projeto é co-financiado por:




O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt