Notícias
Solsef
Olhares Pequeninos sobre África III | Conta-Contos de 24 de novembro

No passado domingo 24 de novembro decorreu, no Palácio Baldaya, a segunda sessão dos conta-contos infantis, organizados pela Solsef no âmbito da iniciativa "Olhares sobre África´s III.



Diferentes dinâmicas durante a atividade


Catorze crianças participaram na atividade, e responderam muito ativamente às ações e jogos propostos pela Raquel Silva, voluntária da Solsef e dinamizadora da atividade. No início, os meninos fizeram várias danças e jogos para conhecerem-se melhor e aprenderem os nomes de cada um dos colegas. Para continuar, a Raquel fez uma descrição do clima e ambiente de Contuboel, que transportou as crianças até lá com a ajuda da sua imaginação e com o impulso de outros elementos tais como sons, vento ou água. Uma vez que os meninos aterraram na Guiné-Bissau, chegou o tempo para a narração da história. A Raquel apresentou as personagens e de seguida, começou a contar o conto "A Lebre, o Elefante e o Hipopótamo”, que faz parte da tradição oral guineense. Os participantes ouviram com muita atenção e, no final, partilharam as suas opiniões sobre a moral da história: todos nós somos diferentes e temos diferentes talentos, mas todos igualmente importantes. Depois da reflexão conjunta, a Raquel pediu para as crianças partilharem as suas habilidades… e descobrimos que entre o grupo havia muitos artistas!


No fim, os meninos e meninas ainda participaram em mais dois jogos. Primeiro fizeram as suas próprias máscaras, inspiradas nas personagens da história, e depois, dividiram-se por equipas conforme às máscaras, para jogar ao jogo da corda.


Esta ação de Educação teve como objetivo mostrar às crianças outras realidades e outras formas de olhar para o mundo. Realizou-se no âmbito da exposição de fotojornalismo"Olhares sobre África’s III”, que mostrou o convívio intercultural em Contuboel, através do olhar do fotógrafo David Cardoso, e que decorreu no Salão Nobre do Palácio Baldaya de 2 a 30 de novembro.


Esta iniciativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global foi desenvolvida pela Solsef com o apoio doIPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., na formação dos voluntários; da Associação Cozinheiros Profissionais Portugal, que contribuiu com o catering para a inauguração; e do Palácio Baldaya, que cedeu o espaço.


Muito obrigado também ao Centro Padre Alves Correia (CEPAC), que ajudou a dinamizar a atividade entre os seus utentes.

 

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt