Donativo
Notícias
Solsef
Paraguai - Um salto da Lusofonia!

O Bairro do Reducto, em San Lorenzo, Paraguai, está cada vez mais perto de cada um de nós. Para a Sol sem Fronteiras, é verdadeiramente um salto além-fronteiras, pois implica sair da lusofonia e abraçar, pela primeira vez, um projeto numa geografia diferente das habituais.


O trabalho da Paróquia de Virgen del Rosario a nível social é muito abrangente e opera em 14 bairros diferentes, chegando a mais de 60.000 pessoas. A zona geográfica onde está inserida a Paróquia é uma área suburbana que tem crescido nos últimos anos com a migração da população do interior para trabalhar na capital, em Assunção. Com habitantes originários de locais do país diferentes, tornou-se uma zona de desigualdades sociais contrastantes, uma vez que o acesso a empregos dignamente remunerados é ainda limitado. A Paróquia, através da Pastoral Social, procura dar resposta aos problemas identificados através de cursos de prevenção, cursos de capacitação e apoio social, no entanto, existem vários constrangimentos que limitam a ação da Pastoral Social, nomeadamente a falta de espaços físicos e equipamentos que permitam um melhor desenvolvimento dos cursos, com capacidade para mais formandos e o desenvolvimento de novas ações de formação e atividades lúdicas.


Por isso, em parceria com os Missionários do Espírito Santo, e com o apoio das Campanhas Solidárias da LIAM e do MOMIP, a Sol sem Fronteiras apoia na gestão técnica e administrativa deste projeto solidário. "Jakakuaa Oñondive - Crescemos Juntos”, é o nome do projeto que dará corpo ao Centro Social que pretende contribuir para a integração social da população em risco de exclusão no Bairro do Reducto, em San Lorenzo (Paraguai). Esta parceria consiste na criação de um centro formativo de referência com oferta educativa vinculada às áreas de Culinária, Eletricidade, Projetos Produtivos, Contabilidade Quotidiana, Cidadania, Fomento da Saúde Mental, Prevenção das Toxicodependências, Orientação Familiar Sociojurídica e Empoderamento da Mulher.



P. Tiago Barbosa (representante da LIAM), Ricardo Bordón (arquiteto do projeto), P. José Costa (CSSp Paraguai) e Raquel Carreira (Solsef) | Reunião com Equipa da Pastoral Social 


Em novembro de 2018, a Sol sem Fronteiras e a LIAM enviaram um representante das suas instituições, a Raquel Carreira e o P. Tiago Barbosa, para visitar a Paróquia de San Lorenzo, conhecer a população-alvo do projeto, e, em conjunto com os seus beneficiários e com o parceiro local (Missionários Espiritanos no Paraguai, na pessoa do P. José Costa), desenhar os objetivos, o orçamento e o cronograma vinculados ao projeto. Este contará com a construção de 3 salas de formação e 3 casas de banho, um palco e um alpendre, o seu equipamento e a definição de um plano de formação do Centro Social aberto à comunidade, com vista ao empoderamento da mulher e ao dotar a população de ferramentas úteis ao aumento da empregabilidade e de medidas preventivas do uso de substâncias ilícitas. Durante esta visita, foi possível reunir e trabalhar com o arquiteto da obra, os responsáveis da Pastoral Social, os Coordenadores das várias áreas e a associação local "Reducto en Acción”, entre outros, que colaborarão fortemente no desenrolar das atividades do projeto.


 

Salas do Centro Social em fase de construção e acabamentos


Após esta visita de trabalho, hoje as salas do centro social estão na fase final da sua construção, e em abril, com a chegada de um voluntário Solsef, terá início a construção do alpendre e a programação do plano formativo para o ano letivo de 2020. Embora ainda faltem os acabamentos, como a pintura final, o chão, portas e janelas, já tiveram início algumas das ações de formação previstas para o ano letivo de 2019, com mesas e cadeiras improvisadas: formação de Pintura em tecido, cerâmica e vidro (dividida em 3 módulos) e ação de sensibilização para o fomento da autoestima, ambas com a participação de cerca de 40 formandos.




P. José Costa com a equipa de construção | Primeira ação de formação em pintura, já na sala inacabada


O desenvolvimento deste projeto irá contribuir para uma sociedade mais justa, mais solidária e melhor formada, que procura valorizar a pessoa na sua dignidade absoluta.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt