Notícias
Solsef
Ponte 2017 | Notícias da Calheta

Ao longo dos últimos 26 dias, a paróquia de S. Miguel Arcanjo, na CalhetaCabo Verde tem acolhido o projeto de voluntariado de curta duração "Ponte 2017 – Acolher o Toque da Missão”, uma parceria entre a Solsef, os Jovens Sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo.

 

Encontramos uma paróquia que nos fez realmente jus ao lema da Ponte – "Acolher o toque da Missão”. Encontramos um povo que realmente sabe acolher, uma verdadeira morabeza!


 

Gabriela Loureiro, voluntária, com algumas crianças da comunidade de Principal


A paróquia está dividida em diversos centros, uma vez que as comunidades são muito dispersas e os acessos nem sempre são os mais fáceis. O grupo está a trabalhar em 6 centros: Calheta, S. Miguel, Flamengos, Achada Laje, Achada Monte e Principal.

 

Os nossos dias começam com as Laudes às 6h30, seguidas da Eucaristia. As manhãs normalmente são mais dedicadas às crianças através dos ATL que são feitos nas comunidades, bem como as visitas às pessoas e a animação de rua, uma vez que os jovens e adultos aproveitam o tempo mais fresco para irem para a sementeira, preparar tudo e rezar e esperar pela chuva que depois ajude na rega.



Luciana Cunha, voluntária, com o Isaías, na comunidade de Principal

 

As tardes são mais dedicadas aos cursos e encontros que preparamos, de acordo com o projeto elaborado e proposto à paróquia. Nestas formações incluem-se cursos de Teoria Musical, Guitarra, Órgão, Informática, Português e Inglês. A complementar estes cursos mais técnicos, são também realizados diversos encontros sobre Doutrina Social da Igreja e Educação para o Desenvolvimento.


  

Alguns jovens em ensaios com o Coro da Comunidade de Principal | Nuno Velho, voluntário, nas aulas de informática na Calheta de São Miguel


Terminamos sempre o nosso dia com a oração de Completas e avaliação final, para que cada dia seja sempre uma nova proposta de melhoria para o dia seguinte, para que a nossa missão possa ser cada dia um pouco melhor.

 

Mas mais do que se fazer muito, a verdadeira missão é "ser”!


 

Grupo Ponte na Festa de São Domingos em Pilão Cão


E vamos percebendo cada vez melhor o sentido destas palavras. A missão vai tocando em cada coração que encontramos, em cada toque, em cada sentimento. A solidariedade que se partilha vai enchendo todos os corações. Ninguém dá ou recebe mais que o outro. Continuamos juntos em oração e juntos vamos também continuando a fazer nascer o sol a "tudo alguem”!

 

Estamos juntos!


O grupo Ponte 2017, a 24 de Agosto de 2017


O projeto Ponte 2017 é um projeto de voluntariado de curta duração do movimento Jovens Sem Fronteiras em parceria com a Sol sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo. Este projeto, na Paróquia da Calheta de São Miguel, teve o apoio pontual do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt