Notícias
Solsef
Ponte 2018 | 3ª Semana em Itoculo

"O destaque da última semana desta ponte vai para o momento de paragem e retiro realizado no mosteiro Mater Dei, nos arredores de Nampula. Foi uma excelente oportunidade para olharmos de forma repousada e orante para a experiência vivida até agora em Itoculo. Neste mosteiro vivem irmãs contemplativas, em casas muito simples, à maneira do povo. Pudemos participar nas diferentes horas de oração que elas animam ao som do batuque africano.



Voluntários da Ponte e a Cristina Fontes acompanhados pela Ir.Juliana no Mosteiro Mater Dei

 


Neste lugar, as irmãs acolhem crianças órfãs, oferecendo o necessário para cresceram de forma saudável. Nem sempre há comida suficiente para mais de 3 dezenas de bocas. Todavia, o que falta materialmente, abunda em carinho e afeto. Apanhar um "banho” destas crianças foi, sem dúvida, um dos pontos altos desta vinda a Moçambique.



Pe. Damasceno com a mamã Júlia, a responsável pelo orfanato 

Inês e Ângela acompanhadas pelas crianças do orfanato


 

Além de continuarmos as atividades habituais, organizámos o curso de Infância Missionária, encontros formativos para Catequistas e ainda visitámos as escolas comunitárias. Impressiona ver o compromisso destes professores voluntários, escolhidos pela comunidade cristã para ensinar as primeiras letras a crianças, que estão muito longe das escolas do Estado. Um dos professores, o senhor Paulo Gonçalves, já ensina há tanto tempo que um dos seus ex-alunos é agora, também ele, professor.



Encontro com os professores e alunos das escolas comunitárias, onde distribuíram material escolar

 


Um dos momentos altos de cada semana têm sido as visitas aos núcleos da comunidade de São José, no centro da missão. As pessoas acolhem-nos no seu bairro sempre de maneira muito efusiva. Aproveitamos para rezar o terço com elas e depois regressamos a casa carregados de cachos de bananas e de galinhas. Quer dizer… quem carrega com isso tudo é a criançada que nos acompanha de regresso a casa, num verdadeiro ato de fraternidade e de amor ao próximo."


Voluntários do projeto Ponte


O Projeto Ponte 2018 - Voluntariado Jovem contou com o apoio do do Programa de Apoio ao Associativismo Jovem na modalidade de apoio anual do Instituto Português do Desporto e da Juventude IP.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt