Notícias
Solsef
Ponte 2019 | Primeiro encontro

No fim-de-semana de 4 a 6 de janeiro realizou-se o primeiro encontro do projeto de voluntariado internacional Ponte 2019 que se vai realizar em Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe) durante o próximo mês de agosto. Teve lugar na Paróquia de Monte Abrão e o grupo juntou-se para um fim-de-semana formativo com base na espiritualidade, motivação para partir e no conhecimento da importância do serviço ao desenvolvimento nos projetos missionários.




Os voluntários do grupo Ponte 2019


Os voluntários partilham connosco algumas impressões sobre este fim-de-semana.


"Em plena festa da Epifania, realizámos o primeiro encontro do projeto PONTE 2019 na região sul, no passado fim de semana. Partir em PONTE exige um conhecimento íntimo de nós próprios, das nossas relações com os outros e por fim, não menos importante, conhecimento de como se encontra a nossa relação com Deus, uma vez que sem este amor incondicional do Pai é impossível partir. Assim sendo, no 1º encontro abordaram-se precisamente estes três tópicos, contando com a presença de vários oradores convidados. Ao longo do fim-de-semana foi possível partilhar em grupo quais as nossas motivações e anseios, bem como estar em união com os restantes Jovens Sem Fronteiras (JSF) da região Sul ao participarmos no Jantar de Reis. Alegria, Animação, Fé e Amor foram as chaves do sucesso!”


Sob o tema "Conhecimento da importância do serviço ao desenvolvimento nos projetos missionários”, os voluntários mostraram-se também muito atentos e participativos com a presença da Solsef que os desafiou a conhecerem melhor a associação, a ligação dos Jovens Sem Fronteiras à Sol sem Fronteiras, e a desenharem um perfil do voluntário ideal para o projeto Ponte. Puderam ainda conhecer os seus direitos e deveres enquanto voluntários deste projeto, e qual o papel da Solsef no acompanhamento da "Ponte”.


No final do encontro, os voluntários deixam um repto:


"Nós vamos partir para São Tomé, e tu? Neste ano MISSIONÁRIO já pensaste como vai ser a tua relação com Deus? Vais abrir o teu coração a Deus e fazer da MISSÃO o teu dia a dia? Ser missionário não é sinónimo de sair de casa, basta estender a tua mão ao próximo! És capaz? Pensa nisso connosco e começa já a tua MISSÃO! Começámos agora esta caminhada e contamos contigo e com cada grupo JSF para caminhar ao nosso lado até São Tomé. Rezemos todos juntos por esta missão.”


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt