Notícias
Solsef
Ponte 2019 | Primeiros dias

Os voluntários do Grupo Ponte já estão instalados em Ribeira Afonso (São Tomé e Príncipe), e já começaram a entrar em contato com as pessoas da comunidade local, a familiarizarem-se com o seu dia-a-dia e a planificarem as atividades nas quais o grupo vai trabalhar durante as próximas semanas.


Uma das primeiras visitas dos pontistas foi ao Centro Social de Apoio à Infância, um lugar muito especial tanto para a Sol sem Fronteiras como para os Jovens Sem Fronteiras. O C.S.A.I., um dos maiores projetos desenvolvidos pela Solsef, começou a ser construído em 1994, quando 20 JSF foram na Ponte 94 e construíram os alicerces, depois de ter preparado o terreno, que era um bananal; e finalizou com a inauguração em janeiro de 2001. O C.S.A.I. foi uma iniciativa conjunta da nossa ONGD e a Diocese de São Tomé e Príncipe, e contou com o apoio da União Europeia, do IPAD e de outras instituições. O objetivo deste projeto era proporcionar um centro socio-sanitário com condições adequadas de acolhimento, a fim de disponibilizar serviços de saúde, especialmente materno-infantil. Para além disso também se construiu uma creche e um espaço para dinamizar atividades de convívio e tempo livre.



Os pontistas fronte ao C.S.A.I.


Passados os anos, apesar do Gabinete Médico ainda estar em funcionamento e prestar consultas à população de Ribeira Afonso, a valência da Educação foi ganhando relevância. Atualmente o Jardim Infantil "Sol sem Fronteiras”, inserido no C.S.A.I., atende 112 crianças até aos 5 anos, tendo ainda outras quatro creches "satélites” que contam com mais 123 crianças. Também a catequese e as aulas de música, português, inglês e educação para a saúde estão a ser implementadas nos espaços do C.S.A.I.



Dados estatísticos das creches associadas ao C.S.A.I.


Os jovens do Grupo Ponte ficaram muito entusiasmados ao testemunhar ao vivo que este projeto, que tem quase tanta idade como alguns deles, continua a dar resposta às necessidades da população e evolui com elas.


E nós, em boa verdade, também ficamos!


Nos próximos dias a equipa iniciará o seu mini projeto de cooperação e realizarão outras muitas atividades. Fica atento às novidades!

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt