Notícias
Solsef
Ponte 2020 | Primeiro encontro de Preparação

O grupo Ponte 2020 reuniu-se pela primeira vez no fim de semana de 22-24 de novembro. Movidos pelo seu espírito missionário foi no Seminário da Silva (CESM) que tiveram momentos de formação, partilha, oração e convívio.



A Raquel com todos os voluntários do Projeto Ponte 2020


O projeto Ponte é uma experiência de voluntariado de curta duração que se celebra anualmente e que surge da parceria entre os Missionários do Espírito Santo, os Jovens sem Fronteiras e a Sol sem Fronteiras. Por este motivo, a Raquel Carreira participou no encontro em representação da Solsef, abrindo as formações na manhã de sábado com uma apresentação dos nossos projetos e do nosso trabalho. A seguir, continuou com uma reflexão sobre a importância dos projetos missionários para a cooperação para o desenvolvimento.


 

Momentos durante as formações


Da parte da tarde, ainda foram apresentados os temas "Reencontrar-se consigo. Dar-se a conhecer. Conhecer e acolher os outros”., e "Identificar o caráter missionário da Ponte e relacioná-lo com o chamamento pessoal”. Temas que foram escolhidos no sentido de conseguir criar um grupo unido a partir do respeito da individualidade e motivação de cada elemento.

 

Na manhã de domingo, o Pe. Agostinho Tavares ficou responsável pelo tema "Aprofundar a importância da relação com Deus para a ação missionária”. Em palavras dos próprios voluntários, nesta formação "aprenderam que se levarem Deus com eles conseguem chegar muito mais longe do que poderiam esperar”.

 

A tarde do domingo foi reservada para questões práticas e de organização. Em conjunto propuseram datas para novos encontros e começaram a pensar numa estratégia de angariação de fundos para conseguir completar esta viagem, que começou já agora e os levará até Tefé, na Amazónia.

 

Após o encontro, o grupo quis partilhar connosco uma reflexão final: "Já com o coração em Tefé, os missionários levamos connosco a mensagem da Presidente dos Jovens Sem Fronteiras "Acima de tudo, nunca se esqueçam que o mais importante são sempre as pessoas”.


 


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt