Notícias
Solsef
Ponte 2018 - Segundo Encontro

O Segundo Encontro de preparação para o projeto Ponte 2018 decorreu nos dias 13, 14 e 15 de abril no Centro Social da Freixianda. Um encontro para os pontistas viverem a "partilha, aprendizagem, comunhão e crescimento enquanto pessoas, cristãos e missionários”, tal como referiu a voluntária, Raquel Silva.


Neste encontro de preparação, os 6 jovens voluntários puderam conhecer-se um pouco melhor, conversar sobre as motivações que os leva a partir e sobre os receios que sentem quando pensam que vão embarcar numa experiência de Voluntariado Internacional em Itoculo (Moçambique).


Para ajudar a sossegar esses receios e para sobretudo fortalecer a vontade de ir e de dar, os Padres Tony, Pedro e Victor marcaram presença neste encontro, tendo como objetivo amparar e preparar os pontistas da melhor forma. Também a pontista Mónica se deslocou a esta vila do concelho de Ourém, para falar sobre a sua experiência missionária vivida em Itoculo, em 2013, esclarecendo algumas questões dos jovens voluntários presentes.




Pontistas acompanhados pelo Padre Tony



Às conversas e testemunhos deste fim-de-semana, acrescenta-se o início da distribuição de tarefas que cada um dos voluntários irá assumir em Itoculo e, ainda, a venda de bolinhos solidários, os quais serão vendidos para angariar fundos para a Ponte.  Desta primeira venda, a voluntária Raquel disse-nos que foi um sucesso "graças à generosidade dos habitantes da Freixianda”.


Os pontistas recordam a forma generosa como foram recebidos por toda a comunidade do Centro Social e, também, pelo grupo Jovens Sem Fronteiras de Freixianda, que os convidou para partilharem um momento de oração e para testemunharem o acontecimento da passagem da vela entre os grupos da região Centro.




Momento de Passagem da Vela organizado pelos JSF do Centro



Ao longo destes encontros de preparação, os voluntários têm refletido e aprendido muito. De forma a expressar isso, a  voluntária Raquel Silva enviou-nos um poema, escrito por Sebastião da Gama:

 

"Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

 


Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria,
Ao que desconhecemos
E ao que é do dia-a-dia.

 

 

Chegamos? Não chegamos?
-Partimos. Vamos. Somos.”

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt