Notícias
Solsef
Ponte 2018 - Os voluntários

Cinco jovens e um padre missionário da Congregação do Espírito Santo irão partir para Itoculo (em Moçambique) para viver com a comunidade durante o mês de agosto. Será um mês de Voluntariado Internacional, num intercâmbio de vivências e de experiências de cooperação.


Ângela Loureiro é uma jovem de 25 anos, formada em Engenheira Eletrónica e pertencente aos Jovens Sem Fronteiras (JSF) de Areias de Vilar, da região Minho. Parte para este projeto com "vontade de dizer ‘sim’” e de ir encontro a este "povo que [a] contagiará com alegria”.


Bernardino Semedo é um jovem professo dos Missionários do Espírito Santo, natural de Cabo Verde e estudante de Teologia no Porto. Em Itoculo, realizou o seu estágio missionário e por isso, esta terra é "muito querida tanto pelo acolhimento aí experimentado, como também por se ter revelado uma ocasião de crescimento vocacional e pessoal”.


Damasceno dos Reis é padre missionário do Espírito Santo e teve, também, a oportunidade de viver na Missão de Itoculo, onde trabalhou durante 17 anos. A sua participação no projeto Ponte será uma ocasião de ouro para se reencontrar com a comunidade que contribuiu para ser o missionário que é.


Inês Gonçalves tem 19 anos e estuda Direito em Lisboa. Membro dos JSF desde 2014, deixa "Portugal por um mês, porque a missão não tem e não pode ter fronteiras”. Afirma que não parte por ela, parte "por e com Deus” (…) "na busca de um amor infinito e na esperança de encontrar um povo que acolhe e que dá muito mais do que aquilo que recebe”.


Martina Teixeira é uma jovem estudante de 23 anos, natural de Alvite e pertencente aos JSF. Este ano, tomou a decisão de ir em missão com a certeza que de "há Alguém que nos faz sentir mais fortes do que aquilo que naturalmente somos” e que, por isso "é possível partir sem perguntarmos porquê!”.


Raquel Silva é natural de Torres Vedras e estudante de Sociologia em Lisboa. Embarca nesta experiência à conquista da vontade de "estar perto dos que estão longe, sem estar longe dos que estão perto” e de "com eles partilhar o amor e a alegria de ser missionário”.


Estes são os voluntários que se inscreveram no projeto Ponte em outubro de 2017. Desde então, têm organizado encontros de preparação, conhecendo melhor a comunidade que os irá acolher e conhecendo melhor a si mesmos e aos seus companheiros de missão.


O objetivo destes encontros e do projeto de voluntariado é ajudar a construir uma verdadeira ponte que garanta o desenvolvimento da população local, criando um futuro mais capaz e promissor.




O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt