Notícias
Solsef
Projeto Ponte 2020-2021 | Atividades do grupo
Durante a estadia em São Paulo, a palavra com que o Grupo Ponte mais se identifica é ACOLHIMENTO. Desde que chegaram foram acolhidos de braços abertos pelos jovens da paróquia e pelo Padre Elson. Ao longo dos dias foram recebidos pela comunidade como parte das famílias. Em cada gesto, cada rosto, cada sorriso, cada alimento, cada partilha, sentiram o amor e a grandeza que é fazer parte do corpo místico em que Jesus é a cabeça. Em cada atividade foram deixando uma semente de vida e missão neste chão, recebendo e partilhando a graça e o amor de Cristo.


Ponte 2021 - Os pontistas a conhecer a comunidade de Santa Teresa de Calcutá, no Limoeiro, Brasil
Os pontistas na comunidade de Santa Teresa de Calcutá, no Limoeiro (Brasil)

Numa das suas primeiras atividades, o Grupo Ponte preparou um encontro com os jovens da paróquia Santa Teresa de Calcutá. Este encontro teve como objetivo a troca de experiências de vida, o diálogo sobre o papel dos jovens na sua paróquia e, principalmente, a importância de sonhar independente do lugar onde vivemos. Depois desta atividade, os jovens da paróquia mostraram-se muito contentes e motivados em acompanhar o grupo em todas as suas atividades. Esta alegria vivida em comunhão deixa o grupo bastante realizado e, principalmente, grato. 

Numa das comunidades da paróquia, experienciaram e sentiram o "chão” nos seus pés e nos seus corações. Naquele local as pessoas vivem numa realidade bastante distinta da grande cidade de São Paulo, pois estando na periferia da cidade, não vivem em infraestruturas com condições adequadas. Apesar do choque de realidades, o foco do grupo estava nas pessoas que encontraram. O grupo realizou visitas porta-a-porta e testemunharam que, apesar das dificuldades e pobreza, todas as pessoas abriram as suas portas com grande alegria e orgulho. Os jovens deram apoio à paróquia na seleção e renovação da lista de beneficiados de cestas básicas e, para além disto, realizaram uma atividade de sensibilização com crianças para a higienização das mãos e uso de máscaras. Aqui distribuíram máscaras reutilizáveis que foram generosamente doadas ao Projeto Ponte.

Entre outras atividades, o Grupo Ponte realizou uma catequese em que o intuito foi consciencializar de uma forma dinâmica sobre o que se pode fazer para aproximar de Deus e das pessoas que estão ao nosso lado. Todos testemunharam o quão importante e grandioso é erguer a camisola e fazer parte "time” de Jesus. 

Todo o tempo desta missão tem sido de apoio ao Padre Elson nas comunidades da sua paróquia, participando ativamente em todas as eucaristias, formações e encontros. O grupo tem também testemunhado a missão dos Espiritanos em São Paulo percebendo o quão importante e difícil é o seu trabalho nesta região.

Poucas são as palavras para agradecer a estadia e acolhimento. Está a ser um período de aprendizagem e autoconhecimento. Esta é a missão que Deus quer para cada um dos jovens missionários. Vida e missão neste chão.

Equipa Ponte
O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt