Notícias
Solsef
Ponte 2020 - 2021 | Encontro de preparação com a presença da Solsef
No passado fim-de-semana decorreu mais um encontro do grupo Ponte 2020-2021, com o objetivo de continuar a preparação deste projeto de voluntariado de curta duração que finalmente levará a equipa até à Cidade de São Paulo, no Brasil. A Raquel Carreira, da equipa executiva da Sol sem Fronteiras e responsável pelo acompanhamento do grupo, participou no encontro no sábado, dia 12 de junho, em nome da Sol sem Fronteiras.

Dinâmicas para trabalhar em equipa


A Raquel, com uma ampla experiência no voluntariado, preparou algumas dinâmicas para trabalhar a motivação da equipa, que tem sido desafiada por vários imprevistos derivados da pandemia. Ao adiamento do projeto houve que juntar, mais recentemente, a modificação do destino, que no início seria Tefé, na Amazónia, e finalmente será a cidade de São Paulo. Por isso, durante a reunião, a Raquel quis relembrar junto dos elementos da equipa quais as motivações que os levaram a querer partir em voluntariado. Além disso, também tiveram momentos de partilha e reflexão conjunta sobre este projeto atípico, chegando à conclusão de que o tempo extra tem proporcionado novas oportunidades que os grupos anteriores não têm tido, como por exemplo a possibilidade de se conhecerem melhor e de terem um grupo muito coeso.


Projeto Ponte 2021 - Encontro de preparação com a Sol sem Fronteiras Projeto Ponte 2021 - Encontro de preparação com a Sol sem Fronteiras

A equipa durante em diferentes momentos da reunião

 

Também se falou sobre a organização do projeto


Por outro lado, a Raquel também reservou um tempo para falar com o grupo dos aspetos mais técnicos do projeto, como por exemplo quais as roupas mais apropriadas para partir em voluntariado ou como é que se prepara a mala para não levar objetos a mais nem esquecer o essencial. Ainda em relação aos aspetos organizativos do Projeto Ponte 2020 – 2021, a Raquel fez junto da esquipa um ponto de situação da angariação de fundos para o projeto que, uma vez mais devido à pandemia, tem tido algumas dificuldades. O grupo Ponte comprometeu-se a trabalhar intensamente na venda dos sacos do projeto, que podem também ser adquiridos também através da nossa loja online, de forma a tornar o projeto possível e sustentável.


Já para finalizar, a Raquel refletiu com o grupo sobre o papel dos voluntários nas comunidades de acolhimento, e particularmente sobre como a presença do grupo Ponte 2020 – 2021 em todas as comunidades em que sejam recebidos deve ser encarada desde uma perspetiva horizontal, na qual tanto os jovens locais como o grupo Ponte 2020 – 2021 fiquem a ganhar com a experiência e aprendam uns dos outros.


Pela frente ficam ainda dois meses de intenso trabalho para este grupo, tanto nos preparativos do projeto como na angariação de fundos, até à sua partida para São Paulo no próximo mês de agosto. Um muito obrigado a todos os que estão a apoiar este projeto de Voluntariado Internacional de Curta Duração fruto da parceria entre a Sol sem Fronteiras, os Jovens sem Fronteiras e os Missionários do Espírito Santo.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt