Sócio
Notícias
Solsef
Quinta aula | "Iniciativas de Empreendedorismo Local"
Os alunos do curso de Iniciativas de Empreendedorismo Local continuaram com a formação neste passado sábado dia 5 de maio. A quinta sessão da formação decorreu, como já vem sendo habitual, no Centro Educacional Irmã Valdelícia, em Contuboel (Guiné-Bissau).

Até agora a turma vinha aprofundando conceitos de marketing, que na aula anterior serviu para os formandos começarem a preencher o documento para a Candidatura da Gestão do Aviário. No decorrer da passada aula continuaram com este trabalho, e o formador, Mamadu Saibana, mostrou exemplos comparativos entre o trabalho realizado pelos formandos e um suposto projeto concebido por ele próprio. Assim, os alunos conseguiram aclarar as últimas dúvidas antes da entrega dos seus formulários de candidatura, cujo prazo finalizou precisamente neste sábado.

Os alunos a trabalhar nos seus formulários de candidatura

O grupo com a proposta mais realista e que melhor recolha os conhecimentos adquiridos durante a formação, passará a ser o responsável pela gestão do aviário. A criação do "aviário escolar” é uma das atividades programadas no âmbito do projeto "Aprendizagem Inclusiva” e tem a meta geral de fornecer uma alternativa, na vila de Contuboel (na região de Bafatá, na Guiné-Bissau), para o abastecimento alimentar das cantinas escolares e, consequentemente, a melhoria na alimentação das crianças escolarizadas. Os lucros obtidos com a gestão do aviário irão ser divididos em três partes: um terço dos benefícios da produção aplicar-se-ão no abastecimento da cantina escolar do CEIV, outro terço será para o usufruto de rendimentos pela parte da equipa de gestão do aviário e outro terço será destinado à criação de um fundo de empreendimento comunitário.

Com este tipo de iniciativas, nas quais se envolve a toda a comunidade local, garantimos a sustentabilidade dos nossos projetos e o seu efeito multiplicador. Um muito obrigado à Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus, nossa parceira no terreno, e ao Instituto Camões I.P., que é cofinanciador deste projeto. Um muito obrigado também a toda a comunidade por ser tão participativa!


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt