A primeira fase do projeto Capacitando Futuro, que tem como objetivo o desenvolvimento de capacidades da Escola Vocacional de Bissorã, na Guiné-Bissau, foi concluída nestes dias, e portanto chega o momento de fazer o ponto de situação. Com o trabalho e a generosidade de todos, foram alcançadas muitas metas, que estão a contribuir para melhorar as opções de formação e empregabilidade dos jovens estudantes desta Escola.
Por um lado, foi reforçado o equipamento da sala de aulas de costura para o novo curso, que irá ser aberto no próximo mês de fevereiro. Os alunos poderão usufruir de dez novas máquinas manuais, uma máquina de "zip zap”, uma máquina de bordados, e duas mesas grandes com uma máquina de forrar botões, possibilitando assim a experimentação e manifestação da criatividade dos alunos.
Novos equipamentos para a Sala de Aulas de Corte e Costura
Graças à otimização de recursos, ainda foi possível adquirir mais um armário com equipamento para o arranque do próximo ano escolar.
O armário com equipamento conseguido graças à optimização dos recursos
Adicionalmente, foi apoiada a sala de informática com a aquisição de um computador e um armário. Este material visa contribuir para a melhor formação prática dos alunos inscritos no curso de Informática, que se vai implementar igualmente no próximo ano.
O computador e o armário recém adquiridos, disponíveis para o próximo curso
Para além disso, também foi apoiada a sala teórica de mecânica auto, já em funcionamento na escola, através da aquisição de uma ventoinha, uma secretária, e um armário.
O projeto Capacitando Futuro surge da parceria entre a Sol sem Fronteiras e a ADPP Guiné-Bissau, e é cofinanciado pelo Instituto Camões I.P.
Fica atento para conheceres as próximas notícias sobre o projeto.