Notícias
Solsef
Regresso do Ricardo depois de 2 meses de voluntariado

"Desde que cheguei à Guiné-Bissau até regressar a Portugal passaram 57 dias. Dias que estão (e ficarão) bem gravados no coração. Dias que contribuíram para que a bagagem que trouxe comigo seja bem pesada e repleta de boas experiências vividas, de um amor tão grande e sincero que o povo guineense tão bem manifesta, de diferentes hábitos e costumes sem os nossos comodismos e que tanto me alertaram para o quão presos ficamos às facilidades que temos. Depois desta experiência é voltar a trabalhar como antes, mas com maior consciência da importância desta ajuda. A missão agora é outra, é a de trabalhar em Portugal para que a Sol sem Fronteiras consiga chegar a mais pessoas e a ajudar a fazer o Sol Nascer para Todos.”


Estas foram as palavras que Ricardo Peres nos escreveu momentos depois de aterrar em Lisboa. O nosso voluntário e também membro da Direção Social da Solsef viajou para a Guiné-Bissau para viver "um privilégio ainda maior: a oportunidade de acompanhar os projetos em terreno e de partilhar tempo e conhecimento com culturas tão diferentes”, tal como refere o próprio.


Durante 2 meses, o Ricardo assistiu ao arranque do Capacitando Futuro, na região de Oio, visitou o Liceu Daniel Brottier e a Escola-Ciclo Libermann, em Calequisse e esteve lá em todos os momentos das formações do Edificando Educação: Primeiros Socorros e Animação Sociocultural. Nas Escolas Primárias de Batau, Bajob, Mata de Ucó e Bariepinde viu as crianças felizes a brincarem nos baloiços e comprovou a dedicação dos pais e professores quando delimitavam a zona recreativa de forma a proteger, ainda mais, as crianças enquanto brincam.



Formação de Animação Sociocultural, em Bajob | Ricardo Peres em Mata de Ucó | 

Formação de Primeiros-Socorros em Bariepinde




São memórias inesquecíveis, não são Ricardo? 


Obrigada pelo teu empenho e generosidade. Também tu, estás a fazer o Sol Nascer para Todos.


Os projetos Edificando Educação e Capacitando Futuro são cofinanciados pelo Instituto Camões IP.

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt