Sócio
Notícias
Solsef
Relatos do dia-a-dia: Ragiv

"Ragiv é uma criança de três anos, que à semelhança de muitas outras, responde ao pedido para, mesmo de férias, vir ao Jardim de Infância Pimpolho, para a receção ao ministro português da Solidariedade e Segurança Social.




O Ragiv, protagonista desta história



No Jardim, junta-se aos colegas, onde lhe é vestido o seu uniforme e sapatinhos de vela, usados apenas para estas circunstâncias, está pronto para receber as entidades.


Durante a entoação dos cânticos previamente ensaiados, reparo que começa a ficar algo agitado, mexendo muito os pezitos. Que se passará? Interrogo-me.


Terminada a atuação reparo que está descalço, os sapatos estão no chão atrás de si e percebo que se sente agora tranquilo, mais aliviado.


Mas entretanto outra dificuldade surge, são demasiado pequenas as suas mãozinhas para segurarem os sapatos, o pacote de bolachas e o sumo a que teve direito tal como todas as outras crianças.


Aproximo-me cheia de boa vontade para lhe calçar os sapatos e lhe facilitar a vida. Depois várias tentativas desisti. Os sapatos eram de facto demasiado pequenos para aqueles pezinhos. Salvou-me a mim e a ele um amiguinho mais velho, provavelmente já habituado a estas situações, que diz com um sorriso espelhado no rosto: eu levo os sapatos.


E o Ragiv avança com ar feliz olhando para o seu delicioso lanche…"



Este relato foi feito pela professora Maria de Lurdes Pereira

 no âmbito do projeto "Abraçar a Missão", em 2018.


O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt