Notícias
Solsef
Sexta aula | "Iniciativas de Empreendedorismo Local"

A sexta aula do curso de Iniciativas de Empreendedorismo Local teve lugar no passado sábado, dia 18 de maio, no Centro Educacional Irmã Valdelícia (em Contuboel, Guiné-Bissau).


Desde janeiro que os alunos frequentam esta formação para adquirir os conhecimentos necessários para a gestão de um projeto empresarial. A preparação de candidaturas para uma iniciativa real, nomeadamente a gestão do "aviário escolar”, tem sido uma excelente forma de aprofundar os conhecimentos dos alunos, devido à necessidade de aplicar de forma prática os conceitos teóricos que lhes são apresentados. 

Os participantes do curso, que durante as sessões anteriores estiveram a preparar as candidaturas, defenderam durante a passada aula as suas propostas. Assim, com esta dinâmica de equipa, compararam entre todos as características de cada uma delas e conseguiram aprender colaborando uns com os outros.  


Um aluno e uma aluna a apresentar as suas candidaturas perante os colegas de turma


Após esta reflexão, ainda houve tempo para investigar diferentes metodologias de captação de recursos e vias de financiamento dos projetos empresariais.


A turma, atenta às explicações 


No final deste curso, a equipa de alunos com a candidatura mais realista será responsável pela gestão do "aviário escolar”, que irá fornecer uma alternativa, na vila de Contuboel (na região de Bafatá, na Guiné-Bissau), para o abastecimento alimentar das cantinas escolares e, consequentemente, a melhoria na alimentação das crianças escolarizadas. 

Para além disso, os conhecimentos estudados durante estes meses e a motivação dos participantes, certamente irão repercutir em muitos integrantes desta formação que irão empreender os seus próprios negócios uma vez finalizado o curso, contribuindo assim com o desenvolvimento local.

Tanto a formação de "Iniciativas de Empreendedorismo Local” como a construção e alavancagem do "aviário escolar” fazem parte do projeto "Aprendizagem Inclusiva”, desenvolvido pela Solsef em parceria com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e cofinanciado pelo Instituto Camões, I.P.

 

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram
Copyright 2019 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt