Notícias
Solsef
Solsef no Encontro Nacional dos JSF

No passado fim-de-semana 5,6 e 7 de outubro, a Solsef esteve presente no XXXº Encontro Nacional dos Jovens Sem Fronteiras (JSF). Uma iniciativa que reuniu cerca de 160 jovens para juntos celebrarem a vida missionária através de formações, testemunhos e momentos de convívio.


A Sol sem Fronteiras marcou presença enquanto ONGD criada a partir da motivação dos JSF. Para assinalar esta correlação, os voluntários da Solsef organizaram workshops de consciencialização social para o projeto: "Aprendizagem Inclusiva".


 

Nos workshops, os jovens eram levados numa viagem até à Guiné-Bissau através do desafio de se colocarem no papel das comunidades locais. Para tal, dramatizavam três problemas que os guineenses sentem no seu quotidiano e, a partir dos mesmos, teriam de encontrar soluções. Desta forma, os jovens eram sensibilizados para as dificuldades sentidas pelos alunos e alunas do Centro Educacional Irmã Valdelícia (em Contuboel), compreendendo a importância da concretização do projeto "Aprendizagem Inclusiva".


 

 

À medida que a tarde de sábado passava, os feedback's dos jovens participantes eram muito positivos e havia interesse em conhecer mais sobre o projeto e sobre o trabalho desenvolvido pela nossa ONGD.


 


Dramatizações criadas pelos grupos dos JSF relativos aos problemas sociais guineenses


 

A típica banquinha solidária Solsef também marcou presença neste Encontro Nacional. Os jovens e visitantes não ficaram indiferentes aos produtos da Campanha de Natal 2018, de tal forma que recebemos donativos no valor de 166,96€. Esta quantia angariada reverterá para o projeto enunciado, o qual resulta da parceria da Solsef com a Congregação Santa Teresinha do Menino Jesus e é cofinanciado pelo Instituto Camões.


 

Banquinha solidária da Solsef no Encontro Nacional dos JSF

 

Para a Campanha de Natal 2018, a ajuda dos JSF é fundamental pois os grupos regionais irão organizar mercadinhos, por todo o país, com os produtos solidários da Solsef. O objetivo será angariar fundos para juntos apoiarmos os 300 meninos e meninas que estudam no Centro Educacional.


 

Uma forma de valorizar individualmente os JSF, que apoiam anualmente os projetos desenvolvidos pela Solsef, é o habitual sorteio do valor de inscrição no Encontro Nacional. Valor que é retribuído a um sócio que tiver as quotas em dia.


 

O Encontro Nacional dos JSF celebrava os 35 anos de existência do grupo e os 25 anos da Sol sem Fronteiras.



Recriação humano do Sol pelos JSF

O Sol nasce para todos
Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
Facebook Youtube Instagram LinkedIn
Copyright 2021 Sol Sem Fronteiras Todos os direitos reservados
Design by: www.mediaminds.pt